O Banco Central deve manter a taxa básica do juro, a chamada Selic, em 14,25%. A divulgação do resultado será feita a partir das 18h no site da instituição. É a primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copam) comandada pelo novo presidente do BC, Ilan Goldfajn. A expectativa de manutenção é do mercado financeiro.
A Selic está em 14,25% desde julho do ano passado. Ao assumir a Presidência da República, o presidente interino Michel Temer (PMDB), teria garantido a Ilan autonomia para a definição da política cambial. A taxa de juro é tulizada pelo governo para controlar a inflação. Quanto maior a taxa, menor a demanda por consumo, em decorrência do crédito caro.
Especialistas dizem que, com a retomada do desenvolvimento da economia, ficará aberta a possibilidade para a redução da Selic, mas não nesta reunião de hoje. Pela manhã, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha (PMDB), disse que "o presidente interino vê com muito bons olhos (a redução de juros), mas a palavra final neste caso é do Banco Central".