Belgas recebem dois pandas gigantes chineses com honras de chefes de Estado

AFP
Publicado em 23/02/2014 às 13:48.Atualizado em 20/11/2021 às 16:13.
 (Nicolas Maeterlinck)
(Nicolas Maeterlinck)
BRUXELAS - Os dois pandas gigantes, emprestados pela China à Bélgica, que chegaram neste domingo (23) a Bruxelas tiveram uma recepção digna de chefes de Estado, antes de iniciarem uma viagem ao zoológico que será seu lar pelos próximos 15 anos, constatou um jornalista da AFP.
 
O primeiro-ministro belga, Elio Di Rupo, recebeu Hao Hao ("Amável"), uma fêmea de quatro anos, e Xing Hui ("Estrela resplandecente"), um macho da mesma idade, na pista do aeroporto da capital.
 
A chegada dos ursos entusiasmou a Bélgica e faz parte da chamada "diplomacia do panda" chinesa, que escolhe os países que receberão os animais.
 
Os dois chegaram às 11 horas GMT (8 horas de Brasília). Cerca de cem jornalistas e de quarenta crianças acompanharam a transferência dos pandas para um caminhão que os levaria até Pairi Daiza, um parque privado localizado em Bungellete, a cerca de 60 km de Bruxelas.
 
As visitas a Hao e Xing Hui começarão em abril ou maio, depois de um período de quarentena e de adaptação.
 
O parque Pairi Daiza investiu cerca de 10 milhões de euros para adaptar um espaço com um lago artificial, grutas e uma plantação de bambu.
 
Os pandas gigantes são uma espécie em risco de extinção. Atualmente, 1.600 exemplares vivem em estado selvagem na China e outros 300, em cativeiro em todo do mundo. 
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por