
Belo Horizonte quer aplicar 195 mil vacinas contra Covid até sexta-feira. Ao longo da semana, haverá distribuição do reforço para adultos e da segunda dose para crianças. Além disso, a prefeitura vai realizar, nos próximos cinco dias, repescagem para grupos já convocados.
Hoje e amanhã, os postos de saúde estarão abertos apenas para quem ainda não tomou a primeira ou segunda doses, precisa receber o reforço ou já está apto à quarta dose – destinada a pessoas com alto grau de imunossupressão. Critérios e documentos necessários para a vacinação de cada público podem ser verificados neste link.
Na quarta-feira, os moradores de 35 anos vão receber o reforço. Depois, na quinta, é a vez daqueles de 34 e 31 anos. É necessário o intervalo de quatro meses desde a dose anterior. Também haverá aplicação da segunda dose dos meninos e meninas de 10 anos, imunizados com CoronaVac. Sexta, os belo-horizontinos de 30 anos tomam o reforço.
O infectologista Carlos Starling, do Comitê de Enfrentamento à Covid, lembra os riscos aos não vacinados. “As consequências, mesmo da forma branda, podem ser extremamente complicadas e desconfortáveis, onerosas”.
Na capital, oito crianças com até 9 anos morreram por complicações da doença. Em Minas, os óbitos de jovens com até 19 somam 167.
Números da capital
Ao todo, 332 mil pessoas testaram positivo para o coronavírus na metrópole.
Destes casos, 7,3 mil evoluíram para óbito. Conforme o último boletim epidemiológico, o número médio de transmissão por infectado está em 0,81. As taxas de ocupação de leitos de terapia intensiva e enfermaria seguem no nível amarelo – de atenção –, com 66,5% e 50,3% das vagas ocupadas.
Serviço
O horário de funcionamento dos Centros de Saúde e postos extras em dias úteis é de 8h às 17h. Já os pontos de drive-thru, das 8h às 16h30. Os shoppings funcionam de 13h às 19h30. A vacinação infantil é das 9h às 16h.