O X da questão

BMW lança nova geração do X1 que não demora para chegar por aqui

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 07/06/2022 às 08:16.

A BMW acaba de revelar a nova geração do X1. Trata-se da segunda mudança completa em 13 anos de mercado. O SUV compacto contará com versões híbridas e totalmente elétrica, batizada de iX1.

Assim como o novo Série 7, que também conta com versão sem motor a combustão, o design será o mesmo. O que muda são apenas alguns adereços em tonalidade azul, que fazem referência à gama eletrificada. Mas nada de ousadias visuais.

O X1 manteve as proporções da geração passada. Mas ganhou um desenho mais musculoso. Na parte frontal, a BMW ampliou o tamanho da grade de duplo rim, mas sem exagerar. O conjunto ótico também não passou por grandes revoluções, com refletores duplos.

Na lateral, o destaque fica por conta dos vincos pronunciados nos para-lamas e na caixa de rodas. Destaque para as rodas com opções de até 20 polegadas.

Já na traseira, o tradicional conceito SUV, com lanternas elevadas. Foi mantido o desenho em L das luzes de sinalização, que segue a assinatura dos demais modelos da marca alemã.

E as mudanças conservadoras têm seu propósito. Com cerca de um milhão de unidades vendidas apenas no mercado europeu, o X1 é um dos principais produtos da marca alemã, ao lado do sedã Série 3 e do irmão maior X3. Assim, não é recomendável abusar da caneta na hora de riscar o esboço.

No Brasil, o modelo também se destaca. Por aqui, é o segundo produto mais popular da marca. No ano passado vendeu 3,6 mil unidades, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) em 2021. Ele só perdeu para o Série 3, que vendeu mais de 6 mil unidades no ano passado.

E por falar no Brasil, o modelo está confirmado para desembarcar em terras tupiniquins e deverá ganhar montagem local, na unidade catarinense de Araquari. Apesar de estrear lá fora ainda este ano, o modelo deverá chegar por aqui no primeiro semestre de 2023.

Motores

O X1 será oferecido em versões a combustão, híbrido e 100% elétrico. A versão de entrada é equipada com motor 1.5 de 136 cv e 23,4 kgfm de torque. A conhecida unidade 2.0 turbo também está na gama. A unidade foi atualizada e sua potência saltou de 192 cv para 204 cv. O torque é de 32,6 kgfm.

Ele ainda contará com versões diesel, destinadas ao mercado europeu. A versão elétrica, iX1 chegará logo em seguida. Ele terá dois motores (um para cada eixo), que entregam 313 cv combinados.

Já as versões híbridas utilizam o bloco 1.4 com três versões de motores elétricos. Os modos a bateria são montados no eixo traseiro e as potências variam de 245 cv a 326 cv. Na Europa, o novo X1 terá valor inicial equivalente a R$ 210 mil. Muito aquém de quanto irá custar por aqui.

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