(SÉRGIO MELO/DIVULGAÇÃO)
A “Ducati”, de Bologna, na Itália, fundada em 1926, atualmente é montada em Manaus pela Dafra. Antes de ser comprada pela Audi em 2012, as reclamações sobre falta de peças e problemas em documentos eram freqüentes. Agora, com revendas exclusivamente autorizadas e sob rigorosa supervisão germânica, a marca garante estoques no Brasil e canal direto para importação de componentes. Os cilindros em “V” (um atrás do outro e não ao lado) explicam o esquisito nome do motor “Testastretta”, que significa “cabeça estreita”. O “palavrão” “desmodrômico” quer dizer apenas que o comando de válvulas atua também no fechamento, ao contrário da maioria dos motores nos quais uma mola faz esse serviço, (daí o barulhinho diferente que ela faz). Eletrônica Talvez o início das atividades da marca como fabricante de rádios, expliquem o grande destaque do modelo. Sofisticada eletrônica permite alterar o funcionamento do motor para ajustar a potência ao seu gosto assim como a aceleração. Da mesma forma você pode regular o ABS para ser mais ou menos sensível, assim como o controle de tração para que permita maior ou menor deslizamento. O que é? Estilo Hipermotard, encara asfalto, trilha e saltos. Novo membro da família “Hypermotard” da marca com apetite estradeiro, foi lançada em 2013 na Europa. Onde é feito? Fabricação Italiana, montagem Manaus. Quanto custa? R$ 49.900 Como anda? Do jeito que você quiser. Programável entre “mansa” com 75 cavalos ou “espertíssima” com 110, escolha entre o gatinho ou o leão. O motor tem 821 cm³. Quanto bebe? Movida exclusivamente à gasolina o consumo durante teste cidade/estrada foi de 17,6 km/l. O que oferece? Motor programável com três opções de entrega de força e potência. ABS e controle de tração igualmente customizáveis. A agilidade, leveza e a confortável postura ereta, apaixonam os amantes das duas rodas. As bolsas laterais removíveis “quebram o maior galho”. Mercado Bem colocada entre as concorrentes, a tecnologia embarcada, desempenho e ciclística valem cada centavo. Comportamento Agilidade, acelerações firmes e vigorosas, leveza ímpar, e muita aderência nas curvas. O acionamento da transmissão é ligeiramente pesado e nas curvas tende a virar um pouquinho mais que a inclinação, mas um ligeiro “pêndulo” resolve tudo. A posição de pilotagem característica das “trail” é a mais confortável na estrada. Assentos macios com 83 cm de altura dão trabalho para quem tem menos que 1,70. Acabamento Montagem e acabamento primorosos. Com quem concorre? As Hypermotards costumam ter características bem distintas, mas suas principais concorrentes são Triumph Tiger Sport ABS – R$ 45.990 (foto) e a Kawasaki Versys 1.000 – R$ 51.157. Pontos positivos Eletrônica Potência Ciclística Pontos Negativos Câmbio duro Geometria sobre-esterçante *Engenheiro e perito judicial