
A polícia da austríaca encontrou mais um caminhão que levava refugiados em condições desumanas para o país. Dentro do veículo haviam 26 pessoas, sendo três crianças, entre cinco e seis anos, com graves problemas de desidratação. O caminhão foi flagrado na sexta-feira (28), no Oeste da Áustria, perto da fronteira com a Alemanha.
O veículo era conduzido por um motorista romeno de 29 anos, que recusou a ordem da polícia de parar. Ele foi perseguido e detido. Os refugiados vinham da Síria, Bangladesh e Afeganistão e queriam chegar à Alemanha. As crianças estavam desorientadas, devido à desidratação gerada pelo longo tempo no caminhão quente.
Drama que se repete
Na última quinta-feira (27), os cadáveres de 71 refugiados também foram encontrados em um caminhão no Leste da Áustria, perto da fronteira húngara. Originários da Síria, há suspeita de que os passageiros morreram sufocados no veículo.
Estimativas apontam que pelo menos 140 mil pessoas entraram na Hungria através da fronteira com a Sérvia este ano. A maioria deles queria continuar sua jornada para países da Europa Ocidental, como Alemanha e Suécia, passando pela Áustria.
Dados recentes da Agência da ONU para Refugiados, neste ano, apontam que a onda de migração ilegal já fez com que mais de 300 mil pessoas cruzassem o Mediterrâneo para chegar à Europa. Destas, mais de 2.500 morreram no trajeto.
*Com agências