Chove 32% da média histórica de setembro em BH e umidade relativa do ar melhora

Renata Galdino - Hoje em Dia
06/09/2015 às 09:01.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:39
 (Marcelo Prates/Hoje em Dia)

(Marcelo Prates/Hoje em Dia)

A chuva que caiu na capital mineira neste sábado (5) melhorou a umidade relativa do ar na cidade. De acordo com o meteorologista Heriberto dos Anjos, do Centro de Climatologia da PUC Minas TempoClima, os índices na manhã deste domingo (6) chegam a 80%. No sábado, a umidade do ar atingiu 15%, bem abaixo do que é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de 60%. 

"Quem tem problema respiratório agradece. A chuva melhorou a dispersão dos gases poluentes, acumulados nas camadas mais baixas da atmosfera. O vapor d'água limpa esses gases e melhora a qualidade do ar", explicou Heriberto. Durante o dia o índice deve ficar acima de 40%. 

Ainda de acordo com o meteorologista, em 12 horas choveu 13 mm em Belo Horizonte - 32% da média histórica registrada para o mês de setembro na capital, que é de 40,7 mm. Há previsão de chuvas até esta segunda-feira (7).

As temperaturas apresentam ligeira queda, de acordo com Heriberto dos Anjos. No final da madrugada deste domingo, os termômetros marcaram 16ºC. Pela manhã, a expectativa é de que a temperatura fique em torno de 20ºC e, durante o dia, chegue a 28ºC . No sábado, a máxima na capital mineira foi de 31º. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por