BH deve ter chuva de até 40 mm nesta quarta-feira, alerta Defesa Civil

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
10/11/2021 às 12:05.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:13
 (Lucas Prates/Hoje em Dia)

(Lucas Prates/Hoje em Dia)

Os belo-horizontinos devem ficar atentos para possibilidade de pancadas de chuva entre esta quarta (10) e quinta-feira (11). Conforme comunicado emitido pela Defesa Civil, a capital mineira pode ter precipitações entre 20 e 40 mm até às 8h de amanhã.  

A chuva deve ser acompanhada de raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. Com isso, o órgão pede que a população redobre a atenção em momentos de forte chuva e evite áreas de inundação, como ruas sujeitas a alagamentos, córregos e ribeirões.  

Para hoje, a previsão do tempo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica céu com muitas nuvens e temperatura máxima chegando aos 28°C, com mínima de 18°C. A umidade relativa do ar deve variar entre 70% e 95%. 

11h23 - Possibilidade de pancadas de chuva (20 a 40 mm) com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até 8h de quinta-feira (11).@prefeiturabh @OficialBHTRANS @Bombeiros_MG pic.twitter.com/a83AjMndQw— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) November 10, 2021

Veja abaixo todas as recomendações da Defesa Civil para o período chuvoso: ⠀⠀

  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para Cemig (116) ou Defesa Civil (199)
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos⠀

Emissão de alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da rua para o número 40199. Uma confirmação será enviada na sequência e o serviço não tem custo.

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por