BH tem programação especial no Dia Mundial do Rim

Hoje em Dia
12/03/2015 às 10:13.
Atualizado em 18/11/2021 às 06:19
 (Wesley Rodrigues/ Hoje em Dia)

(Wesley Rodrigues/ Hoje em Dia)

O dia 12 de março é comemorado o "O Dia Mundial do Rim". Em Belo Horizonte haverá programação especial para lembrar a importância da prevenção às doenças renais. Serão realizadas palestras e avaliações abertas ao público.

Na Unidade de Referência Secundária (URS) do bairro Sagrada Família (rua Joaquim Felício, 101, Sagrada Família), haverá abordagem lúdica e distribuição de material informativo. O evento será de 8h às 17h. Já no Restaurante Popular do Barreiro (Rua Afonso Vaz de Melo, 101), a ação começa às 10h e segue até às 15h. 

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo é alertar a população sobre os principais fatores de risco. Médicos, enfermeiros, técnicos, nutricionistas e psicólogos estão à disposição dos visitantes para prestar orientações sobre hábitos de vida saudável, uma das formas mais eficazes de prevenção e para realizar aferição da pressão arterial e dosagem de glicose.

Doenças renais

As doenças renais crônicas (DRC) têm diversas causas que, se não forem descobertas e tratadas a tempo podem levar à perda completa da função dos rins, obrigando as pessoas a depender completamente de diálise ou transplante renal.

Em alguns pacientes, estas doenças são silenciosas e por isso a importância de fazer exames periódicos. A prevalência da doença não é totalmente conhecida, mas cerca de 10% da população adulta, acima de 40 anos, tem algum grau de perda de função renal. Contudo, pessoas de qualquer idade podem desenvolver DRC, sendo que esse percentual pode aumentar em 30% a 50% em idosos acima de 65 anos.

Atualmente, cerca de 2.480 pacientes realizam terapia renal substitutiva (TRS) na Rede SUS-BH. Na capital todos os 147 centros de saúde oferem os exames de diagnostico para doeças renais.

Quando diagnosticada a necessidade de tratamento, o paciente é encaminhado ao Ambulatório de Saúde Renal da Unidade de Referência Secundária (URS) Sagrada Família. Os casos que necessitam de hemodiálise são encaminhados para a rede conveniada – hospitais e clínicas.

Campanha incentiva população a berber mais água

No Sion (Centro-Sul), um laboratório de exames realizou uma campanha educativa para quem se exercitava na praça JK. Distribuindo copos d'água e incentivando as pessoas a se fotografarem bebendo o líquido, a intenção foi mostrar a importância de se prevenir da doença renal.

De acordo com o farmacêutico e bioquímico do laboratório, João Rodrigo Campos, os problemas nos rins são silenciosos e quando o paciente descobre, normalmente está com 90% do funcionamento do órgão comprometido.

“Estamos alertando a população sobre os fatores de risco que são diabetes, hipertensão, uso indiscriminado de antiinflamatórios e familiares próximos com a doença”, disse.

A não ingestão regular de água também prejudica o funcionamento renal. “A desidratação diminui o volume de água no organismo, que causa lesão nos tecidos dos rins”, pontuou. O ideal é que a pessoa beba no mínimo 2,5 litros de água por dia. O especialista ainda alertou que exames de sangue e de urina simples podem diagnosticar uma doença renal.

A bancária Eliane Cavalieri, de 49 anos, caminhava na praça quando foi abordada pela equipe da campanha. Ela contou que perdeu uma filha com problema e nos rins. Por isso, o cuidado com essa área atinge a toda a família. “Tenho hábito de beber bastante água e sucos e fico bem atenta a essa questão”, afirmou.

A empresária Mara Cançado, também de 49, já teve pedra nos rins e chegou a parar no hospital diversas vezes por cólicas renais. Os sustos a fizeram mudar de hábitos. “Hoje faço caminhada e passei a beber mais água. Além disso, evito excesso de sal na comida”, destacou.

 

A empresária Mara Cançado e a bancária Eliane Cavalieri foram abordadas pela equipe da campanha. Elas garantem que cuidam dos rins bebendo bastante água. Foto: Wesley Rodrigus/ Hoje em Dia

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por