Campanha #CalorHumano arrecada agasalhos para carentes

Danilo Viegas
dviegas@hojeemdia.com.br
13/05/2016 às 15:21.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:25
 (Wesley Rodrigues/Hoje em Dia)

(Wesley Rodrigues/Hoje em Dia)

Na ponta dos pés, João Guilherme, de 4 anos, demonstra solidariedade ao colocar algumas peças de roupas doadas em um barril adaptado em um posto de combustível de Belo Horizonte. A explicação da cena é que os centros de coleta da campanha #CalorHumano, realizada pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), serão, neste ano, em dez postos de gasolina espalhados pela cidade. 

O objetivo do projeto, que começou nesta sexta-feira (13) e vai até o final de junho, é arrecadar roupas, cobertores e assessórios de inverno para doar a pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Em 2015, mais de 13 mil peças foram arrecadadas e repassadas para cerca de 50 centros filantrópicos, como instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) e abrigos da Pastoral de Rua. Para este ano, a expectativa é que as doações excedam 15 mil itens. 

O lema da campanha é “Calor Humano: doar agasalhos e cobertores esquenta, conforta e fazer o inverno ficar mais quentinho”. De acordo com Betânia Lemos, vice-presidente do Servas, a ação de sensibilização evita que milhares de pessoas passem frio nas cidades de Minas. “Vem aí um inverno muito rigoroso, e nossa intenção é diminuir a vulnerabilidade social”, diz.

Facilidade na coleta

A ação é fruto de parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo de Minas Gerais (Minaspetro). Para Carlos Guimarães Jr., presidente da entidade, a participação ajuda na logística de arrecadação.

“Em outros pontos, as pessoas podem ter dificuldades para estacionar o veículo ou até mesmo de se locomover a determinado local. Nos postos, não é preciso nem sair do carro para fazer a doação”, diz.

Segundo os organizadores, a localização estratégica dos postos selecionados também facilita a doação. Em BH, há postos participantes nos bairros Coração Eucarístico, Cidade Jardim, Funcionários, Carmo, São Bento, Bernardo Monteiro, Barro Preto e Pampulha.

A intenção de promover a cidadania e melhorar a qualidade de vida das pessoas assistidas nestas instituições beneficiadas ultrapassa os limites da cidade. A campanha conta também com arrecadação de agasalhos em postos de combustível nas cidades de Montes Claros, Teófilo Otoni, Governador Valadares, Ipatinga, Uberlândia, Uberaba, Divinópolis, Juiz de Fora, Poços de Caldas e Pouso Alegre. 

Em BH são, ao todo, 50 pontos de coleta. Além dos postos de combustível, participam da ação também universidades, shoppings e instituições públicas, como o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por