Cemitérios municipais de BH suspendem serviços e restringem velórios a uma hora

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
19/03/2020 às 22:04.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:01
 (André Brant)

(André Brant)

A a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, responsável pelo serviço funerário de Belo Horizonte, anunciou nesta quinta-feira (19) alterações no funcionamento dos cemitérios municipais da cidade em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Além da recomedação da suspensão de visitas, os velórios devem ter horário e número de pessoas reduzidos. 

As determinações valem para os quatro cemitérios municipais - Cemitério da Consolação, Cemitério da Saudade, Cemitério do Bonfim e Cemitério da Paz - e para a Capela Velório do Barreiro. As equipes estão orientadas a estimular os sepultamentos diretos, sem velório, mas se for o desejo das famílias, a crimônia deverá ser realizada, obrigatoriamente, de dia e com duração máxima de uma hora.

Ainda de acordo com as novas normas, será permitida a presença de até dez pessoas no local, com rodízio para evitar aglomeração de amigos e familiares, mesmo nos espaços abertos dentro do cemitério. Deve ser respeitada ainda uma distância mínima de um metro entre as pessoas.
 
Os funcionários também vão orientar familiares e amigos para evitar cumprimentos com beijos, abraços ou apertos de mãos. A recomendação é para as pessoas com sintomas de doenças respiratórias não irem aos velórios.

A visitas aos túmulos devem ser evitadas. Para resguardar os funcionários foram adotadas escalas reduzidas de trabalho e a presença do mínimo possível de trabalhadores no mesmo espaço quando em trabalho presencial.
 
A Fundação também intensificou os serviços de higienização dos espaços de uso coletivo, como banheiros e refeitórios, e suspendeu a realização de reuniões entre equipes. De acordo com a portaria, os serviços administrativos, como retirada de documentos, atualização cadastral e transferência de titularidade dos jazigos estão suspensos enquanto durar o período de emergência.

Compartilhar
Logotipo Hoje em DiaLogotipo Hoje em Dia

Fale conosco: (31) 3253-2207

ASSINEDigitalATENDIMENTO AO ASSINANTEBelo Horizonte 31 3236-8000Interior 31 3236-8000
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por