Primeiro lugar geral na UFMG é de Goiás e fará curso de medicina

Patrícia Santos Dumont - Hoje em Dia
20/01/2016 às 16:29.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:06
 (Frederico Haikal/Hoje em Dia)

(Frederico Haikal/Hoje em Dia)

A façanha de conquistar o primeiro lugar geral no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) não é de um mineiro. A felizarda, aprovada no curso de medicina, é de Goiás. A instituição de ensino, que divulgou os resultados na manhã desta quarta-feira (20), não conseguiu contato com a estudante. A assessoria de imprensa da universidade informou que, até esta tarde, ela não havia atendido as ligações. A estudante também não foi encontrada no Facebook e não tem conta no WhatsApp.

O segundo lugar, entretanto, ficou com os belo-horizontinos. Mariana Alcântara Nascimento, de 20 anos, também sonha em ser médica. "Estou muito, muito feliz. Nos anos anteriores, consegui nota para ingressar em outros cursos, mas nem tive interesse, pois sempre quis medicina", comentou a menina, que se apaixonou pela profissão ao assistir uma propaganda na TV sobre a organização humanitária Médicos Sem Fronteiras. 

Mariana concluiu o ensino médio em uma escola de Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas, e prefere não arriscar um palpite sobre a especialização que fará ao fim do curso. "Já pensei em tanta coisa, mas acho mais interessante escolher quando estiver dentro da universidade", argumenta. A estudante fechou a Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e fez 845 pontos no Sisu.

Maioria feminina

Fechando a trinca feminina entre os melhores resultados deste ano na federal de Minas, está o quinto lugar, que ficou com uma estudante de São Paulo. Dois meninos, o terceiro (de BH) e o quarto (do Espírito Santo) lugares, ficaram entre os cinco mais brilhantes da UFMG. A universidade está as três melhores do país.

O curso de medicina foi o que registrou a maior nota de corte este ano: 805,74. O primeiro lugar obteve 855,04 pontos (dez a mais do que a nota da Mariana, aprovada em segundo).

Média alta

A boa surpresa do resultado do Sisu deste ano ficou por conta das notas de corte. Segundo o pró-reitor de Graduação da UFMG, Ricardo Takahashi, as notas vêm subindo anualmente. "Isso significa que por algum motivo a competição pelas vagas na UFMG está aumentando e o nível dos candidatos também", afirma.

Depois de medicina, os cursos mais concorridos são engenharia aeroespacial, engenharia química, engenharia mecânica e direito.

Ao todo, foram oferecidas 6.217 vagas para o Sisu. As demais são destacadas para cursos que exigem provas práticas, como artes plásticas e música.

Os candidatos selecionados no Sisu devem efetuar um pré-registro acadêmico, pelo site da UFMG, desta sexta-feira (22) até as 23h59 do dia 26. O registro definitivo é realizado posteriorimente.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por