Entenda como será o formato de disputa do Campeonato Brasileiro unificado de Futebol Americano

17/05/2016 às 00:54.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:28
 (Reprodução/Facebook/CBFA)

(Reprodução/Facebook/CBFA)

O Brasil vive um novo momento em seu futebol americano. Em evento promovido no último fim de semana, na sede da Red Bull Brasil, em São Paulo (SP), a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) apresentou a Superliga Nacional 2016, campeonato brasileiro da modalidade.

Leia mais
Entrevista exclusiva com Guto Sousa, presidente da CBFA

á divulgado pela CBFA.

Cuiabá Arsenal e Corinthians Steamrollers abrem as disputas na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), dia 9 de julho, às 18h30 (horário de Brasília). Para a partida, a expectativa é de quebra de recorde de número de torcedores no estádio para uma partida de futebol americano realizada no Brasil – o recorde atual é de 15.197 presentes, registrado em novembro do ano passado, no jogo Cuiabá Arsenal x Coritiba Crocodiles.

"Vivemos um verdadeiro marco na história do futebol americano no Brasil no dia de hoje. Teremos o maior campeonato da modalidade no país, que vai mobilizar milhares de atletas e fãs. Com a Superliga Nacional, vamos fortalecer nossas equipes para que tenhamos uma competição com um nível ainda maior, em evolução, assim como acontecerá com a Seleção Brasileira e todo o desenvolvimento do esporte por aqui", comemora Guto Sousa, presidente da CBFA.

Formato da competição
A Superliga Nacional, que é a primeira divisão, contará com 31 equipes divididas em quatro conferências (Nordeste, Leste, Oeste e Sul), com dois grupos em cada. Na temporada regular, as equipes jogam entre si dentro de cada conferência, cada time realiza 6 partidas (três em casa; três fora). Na Conferência Sul, como são apenas 7 equipes, jogam todos contra todos dentro da conferência.

O primeiro colocado de cada grupo garante vaga nos playoffs, assim como os dois mais bem colocados na classificação geral da conferência. Assim, 16 times avançam aos playoffs. O último colocado de cada conferência será rebaixado para a Liga Nacional, segunda divisão da competição que ainda será anunciada pela CBFA.

Das oitavas de final até o Brasil Bowl, a grande final da temporada, todos os confrontos serão definidos em jogo único, respeitando o mando de campo pelas campanhas feitas na temporada regular. O Brasil Bowl será realizado no dia 17 de dezembro, com mando de campo para o finalista com melhor campanha durante a competição.

Ranking, aplicativo e mais novidades
Além do lançamento da competição, a CBFA também anunciou a parceria com a Red Bull Brasil. A empresa em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, irá desenvolver projetos para beneficiar a prática da modalidade no país.

Para valorizar cada conquista das equipes, a CBFA lançará, na próxima semana, um ranking com todas as agremiações que disputaram uma competição oficial nos últimos seis anos. A atualização do novo ranking será feita anualmente. E com foco em informar ainda melhor os amantes da modalidade e conquistar novos fãs, um aplicativo será lançado em julho.

Conferência Nordeste
América Bulls (RN), Ceará Caçadores (CE), Recife Pirates (PE) e Ufersa Petroleiros (RN)
João Pessoa Espectros (PB), Recife Mariners (PE), Sergipe Redentores (SE) e Vitória FA (BA)

Conferência Leste
Botafogo Challengers (SP), Minas Locomotiva (MG), Rio Branco Cabritos (ES) e Vila Velha Tritões (ES)
Botafogo Reptiles (RJ), Flamengo FA (RJ), Vasco da Gama Patriotas (RJ) e Santos Tsunami (SP)


Campo Grande Predadores (MS), Cuiabá Arsenal (MT), Goiânia Rednecks (Go) e Tubarões do Cerrado (DF)
Corinthians Steamrollers (SP), Lusa Lions (SP), São Paulo Storm (SP) e Sorocaba Vipers (SP)

Conferência Sul
Coritiba Crocodiles (PR), Brown Spiders FA (PR) e São José White Sharks Istepôs (SC)
Foz do Iguaçu Black Sharks (PR), Juventude FA (RS), Paraná HP (PR) e Timbó Rex (SC)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por