Pagamentos por Whatsapp animam comércio, em crise devido à pandemia

Hoje em Dia - Belo Horizonte
01/04/2021 às 21:20.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:35

Comerciantes e prestadores de serviços, sobretudo micro e pequenos negócios, devem se beneficiar e muito da nova modalidade de pagamentos via Whastapp, autorizada pelo Banco Central. 

Segundo a economista Ana Paula Bastos, da CDL-BH, o fato de a ferramenta não gerar taxas e ainda propiciar integração maior de processos de venda com as redes sociais, especialmente em tempos de pandemia, é motivo de comemoração.

“Todas as formas de pagamento disponíveis que não signifiquem custos extras para o empresário devem ser vistas com bons olhos. E essa integração com as redes é algo de extrema relevância neste momento que estamos vivendo”, afirma Ana Paula, lembrando que muitos lojistas, com portas abaixadas em razão da crise da Covid, têm feito vendas pelo próprio Whastapp. 

“Agora, poderá vender e receber na mesma plataforma”, afirma ela.

Como funcionará?

Para enviar dinheiro para outras pessoas, o usuário deve [/TEXTO]cadastrar um cartão de débito. A função crédito é liberada apenas para casos de pagamentos a estabelecimentos que usarem o WhatsApp Business.

As modalidades devem estar disponíveis no Whastapp em breve. Quando o sistema operar, a pessoa deve acessar o chat do interlocutor a quem enviará dinheiro, tocar no ícone + e selecionar “Pagamento” (no iPhone) ou no ícone de anexo (o clipe de papel), no Android. Em seguida, digita o valor da transferência e, se achar necessário, o motivo. Depois, aperta “Pagar”. 

Será pedida autenticação via senha (PIN cadastrada) ou por biometria. O contato que recebeu o valor deve tocar em ”Aceitar o pagamento” e pronto, dinheiro na conta. Por enquanto, o valor máximo transferido será de R$ 1 mil e, para quem recebe, o limite é de até 20 mil transações ao dia, ou R$ 5 mil no mês.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por