Fernando Pimentel (PT) foi eleito o governador do estado de Minas Gerais neste domingo. O petista recebeu 52,98% de votos válidos ou 5,3 milhões de votos. Pimentel acompanhou a apuração dos votos em casa, no bairro Serra, na zona Sul de Belo Horizonte. O candidato Pimenta da Veiga (PSDB) obteve 41,89% dos votos.
Com a vitória de Pimentel, o PT retoma o governo do Estado após 12 anos de hegemonia do PSDB. Foram 8 anos comandados pelos tucanos Aécio Neves e outros quatro por Antonio Anastasia.
Perfil
Ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Damata Pimentel nasceu em 1951, em Belo Horizonte, Minas Gerais, é formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e tem mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Iniciou sua vida política participando de movimentos estudantis e sindicais na década de 1970, chegando a ser preso durante a ditadura militar. Seu primeiro cargo político foi o de Secretário da Fazenda na capital mineira em 1993, exercido por três anos, até ser nomeado Secretário de Governo, Planejamento e Coordenação Geral da mesma cidade.
Conhecido por ter sido o primeiro Prefeito eleito no primeiro turno na história de Belo Horizonte em 2004, antes disto, foi eleito Vice-Prefeito da capital mineira na chapa de Célio de Castro.