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Com a Harley Low Rider, você 'voa' pertinho do chão

Sérgio Melo - Especial para o Auto-Papo
Publicado em 14/11/2015 às 10:41.Atualizado em 17/11/2021 às 02:28.

Anda nervoso? Com raiva do governo? Cansado de trabalhar sem lazer de verdade nos fins de semana? Faça como os “Bad Boys” da década de 1970 e ponha toda a sua agressividade para fora... Comece pela posição de pilotagem – “largadão” com braços esticados e pés para frente – e acelere firme para desfrutar de longas curvas “deitadão”, como permite o baixo centro de gravidade da “Low Rider”...

Ela é low (baixa) mesmo, nas curvas mais fechadas as pedaleiras raspam fácil no asfalto. O assento fica a apenas 68 cm do chão, passando maior sensação de velocidade e equilíbrio dinâmico que as mais altas, mas se você acha que isso a torna mais fácil de manobrar ou parar, sobretudo se estiver levando um “garupa” pesado, tome cuidado. É muito mais prático carregar peso com as pernas esticadas do que com os joelhos dobrados a 90 graus. Tente andar agachado e verá...

A “fome” é por estradas. O motor com 1.600 cm de cilindrada sobra para que o reles mortal precisa para a segurança e prazer.

Diferentemente de outros modelos da marca, o acerto não é tão voltado para as baixas rotações. Ela “cresce” suavemente e de forma bastante linear e forte em todas as faixas.

Ela é “basicona” e simples, na medida para quem não está preocupado com filigranas como controles eletrônicos para melhorar segundos em seu tempo ou rivalizar com os amigos, ao invés de se divertir.

Harley Davidson Low Rider

A moto é "low" mesmo: nas curvas fechadas, a pedaleira raspa no asfalto. (Foto: Sérgio Melo/Divulgação)

HARLEY LOW RIDER

O QUE É?
Categoria “Custom” de alta cilindrada.
ONDE É FEITA?
Fabricação americana, montagem Manaus.
QUANTO CUSTA?
R$ 58.400,00
COM QUEM CONCORRE?
Embora seja difícil fazer comparações com uma máquina tão particular, quem aprecia a Low Rider provavelmente também se interessaria pela Triumph Thunderbird Commander que custa 54.790,00.
COMO ANDA?
Arrancadas rápidas e muito fôlego na estrada. O fabricante não divulga, mas estima-se potência de 70 cv, final 170 km/h e 0 a 100 em 5 seg. Embora montado sobre suportes destinados a reduzir a vibração, o motor “Twin Cam 96 A” vibra muito na faixa das 2.000 rpm. Caso fosse dotado de balanceamento complementar como na versão “B”, o conforto seria bem maior.
TRANSMISSÃO
Seis marchas com engates “brutos”, porém precisos, e embreagem mais pesada que o desejável.
FREIOS
Dois discos na dianteira e um na traseira, com ABS eficiente e sem muita vibração.
COMPORTAMENTO:
Ciclística “redonda” e reações do guidão adequadas á inclinação. Com o ângulo da suspensão dianteira ligeiramente mais aberto que em modelos similares, ela é muito firme em altas velocidades, mas as manobras acabam mais pesadas. O assento baixo facilita a pilotagem dos baixinhos e inexperientes, mas como a parte reservada ao garupa é pequena e não tem qualquer ressalto para impedir que ele escorregue para trás, é bom instalar um “Sissy bar”, para a namorada não ficar na estrada com a primeira acelerada forte. O guidão é regulável para perfeito posicionamento dos braços.
PONTOS POSITIVOS:
Força / Estilo / Desempenho
PONTOS NEGATIVOS:
Vibração / Assento grupa / Embreagem pesada

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