Com apenas 17 vereadores reeleitos, CMBH vai ter quase 60% de renovação; veja a lista

Lucas Borges
@lucaslborges91
16/11/2020 às 00:58.
Atualizado em 27/10/2021 às 05:03
 (CMBH/Divulgação)

(CMBH/Divulgação)

A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) vai ter uma renovação de 58,5% no quadro de vereadores nos próximos quatro anos. Ao todo, serão 24 novos representantes do poder Legislativo.

Dos 41 parlamentares da capital mineira, 37 tentaram a reeleição, sendo que apenas 17 conseguiram votos suficientes para a próxima legislatura.

A mais votada do pleito foi a professora Duda Salabert (PDT), que bateu recorde histórico ao conseguir 37.613 votos. Ela foi seguida por Nikolas Ferreira (PRTB), que foi aprovado por 29.3888 eleitores.

O partido que teve melhor desempenho no pleito foi o PSD, do prefeito reeleito Alexandre Kalil, que elegeu seis vereadores. O PP, com quatro representantes, o Novo, do governador Romeu Zema, o Avante e o PDT, com três candidatos escolhidos cada, completam a lista das legendas que mais se destacaram na votação em Belo Horizonte.

Por outro lado, tradicionais forças do cenário político nacional, como o PT e PSDB não deslancharam na disputa. Os petistas elegeram dois nomes, enquanto os tucanos tiveram apenas Henrique Braga eleito.

Frustração

Dos atuais vereadores de Belo Horizonte, quatro não tentaram a reeleição: Dr. Bernardo Ramos (Novo), Fernando Borja (Avante), Orlei (PSD) e Ronaldo Batista (PSC), que está com o mandato suspenso, enquanto é investigado por homicídio.

Suplente de Batista, e que assumiu provisoriamente uma das cadeiras, Reinaldinho (PMN), também não lançou candidatura. 

Ao abrir mão de concorrer a um novo mandato, Borja apoiou sua esposa, Flávia Borja (Avante), que foi eleita com 5.587 votos.

Em meio à renovação na CMBH, nomes conhecidos da política belo-horizontina, como os petistas Pedro Patrus e Arnaldo Godoy, além de Preto (Democratas), que já exerceram vários mandatos na Casa, não conseguiram votos suficientes para mais uma legislatura.

Os vereadores que não conseguiram se reeleger são: Arnaldo Godoy (PT), Autair Gomes (PSD), Carlos Henrique (PTB), Catatau do Povo (PSD), César Gordin (Pros), Cida Falabella (Psol), Coronel Piccinini (PSD), Dimas da Ambulância (PSC), Dr. Nilton (PSD), Edmar Branco (PSB) , Eduardo da Ambulância (PSC) , Elvis Côrtes (PSD), Flávio dos Santos (PSC), Gilson Reis (PCdoB), Jair Di Gregório (PSD), Maninho Félix (PSD) ,Pedrão do Depósito (Cidadania), Pedro Bueno (Cidadania), Pedro Patrus (PT), Preto (Democratas).

Confira a lista de vereadores eleitos em Belo Horizonte:

Avante
Juninho Los Hermanos
Flávia Borja
Claudiney Dulim

Cidadania
Dr. Célio Fróis
Marilda Portela

DEM
Álvaro Damião

MDB
Reinaldo Gomes

PP
Professora Marli
Rubão
Wilsinho da Tabu
José Ferreira Projeto Ajudai

PROS
Wesley Autoescola

Novo
Marcela Trópia
Fernanda Pereira Altoé
Braulio Lara

PRTB
Nikolas Ferreira

PDT
Duda Salabert
Bruno Miranda
Miltinho CGE

PL
Walter Tosta

PSC
Marcos Crispim

PSD 
Fernando Luiz
Irlan Melo
Helinho da Farmácia
Cláudio do Mundo Novo
Bim da Ambulância
Ramon Bibiano

PSOL
Iza Lourenço
Bella Gonçalves

PSL
Léo Burguês

PTC
Professor Juliano Lopes

PTB
Ciro Pereira

PSDB
Henrique Braga

PMN
Rogério Alckmin

Republicanos
Jorge Santos

Podemos
Nely Aquino

PT
Macaé Evaristo
Sônia Lansky da Coletiva

Patriota
Gabriel
Wanderley Porto

Rede
Gilson Guimarães

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por