
A arquiteta Mônica Benício, esposa da vereadora Marielle Franco, assassinada em março no Rio de Janeiro, recebe, na manhã deste sábado, a Medalha da Inconfidência, em memória da ativista. O evento acontece em Ouro Preto, na região Central do Estado.
Marielle era socióloga e foi eleita parlamentar com mais de 40 mil votos. Ela trabalhava com direitos humanos auxiliando diversas instituições em causas variadas, principalmente nas comunidades do Rio.
No dia 14 de março, a vereadora foi assassinada em um atentado. Antes da morte, Marielle se dedicava às relações entre as Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) e as favelas.
A homenagem é póstuma, mas para Mônica, ainda válida. “Marielle seria reconhecida pelo trabalho que fazia de qualquer forma e em qualquer momento”, ressalta.
A esposa de Anderson Gomes, Ágatha Reis, também acompanha o evento. Ele era motorista da política e também foi assassinado durante o atentado. “Anderson era muito alegre e isso tem feito muita falta à nossa família”, relembra.
Cerimônia
Os primeiros atos da entrega da Medalha da Inconfidência acontecem agora na Praça Tiradentes. O orador, Fernando Pimental (PT) já esta no local para o início da cerimônia. Ele será o orador oficial.
Veja vídeos das homenagens feitas a Marielle na entrega da Medalha: