(Anglo American/Divulgação)
A Anglo American prepara dois embarques de minério de ferro, somando 160 mil toneladas, por meio do sistema Minas-Rio, ainda para dezembro deste ano. O ponto de chegada da carga não foi informado. No mês passado, a companhia realizou a primeira remessa de minério extraído em Conceição do Mato Dentro e enviado por mineroduto ao Porto de Açu, no Rio de Janeiro. O complexo é considerado o maior do mundo.
Na oportunidade, um navio Panamax com 80 mil toneladas (capacidade máxima deste tipo de embarcação) foi carregado no Porto de Açu com destino à China. A partir de janeiro, os envios para o exterior serão feitos com navios capesize, cargueiros com capacidade de 150 mil toneladas.
Em 2014, o Minas-Rio vai produzir cerca de 560 mil toneladas de minério de ferro. Para o ano que vem, a expectativa é atingir entre 11 milhões de toneladas e 14 milhões de toneladas.
O projeto, que envolve mina, beneficiamento, mineroduto de 529 quilômetros de extensão, terminal de minério de ferro e porto, foi iniciado em 2008 com previsão de aportes de US$ 5 bilhões. Devido ao aumento dos custos, o montante foi revisto, e hoje está em US$ 8,8 bilhões. Segundo o presidente da companhia, Paulo Castellari Porchia, 96% das obras já foram concluídas. “Faltam um terminal de petróleo no porto e pequenas obras em Conceição do Mato Dentro”, afirma. A previsão inicial era que a produção fosse iniciada em 2009, mas houve atrasos devido a problemas de licenciamento ambiental.
O valor investido até o momento, de acordo com ele, é proporcional à estrutura física erguida, o equivalente a US$ 8,4 bilhões.
A previsão inicial do Minas-Rio era alcançar produção anual de 26,5 milhões de toneladas. A empresa, segundo Porchia, trabalha para chegar ao volume entre 18 e 20 meses de produção. As expansões, que estavam previstas no projeto original, no entanto, dependerão de como o mercado irá se comportar. A primeira, para 30 milhões de toneladas, continua nos planos da empresa. “A expansão está prevista para depois de 2018”, diz o presidente.
A segunda etapa, que estimava ampliação para 60 milhões de toneladas por ano, não será avaliada no momento. A terceira etapa, com previsão para 90 milhões de toneladas por ano, também foi engavetada. O motivo é a queda do preço do minério, que atualmente beira a casa dos US$ 80 por tonelada. “O foco é chegarmos a 26,5 milhões de toneladas por ano”, afirma.
Apesar da redução na lucratividade, o presidente da companhia afirma que a mineração continua “de extrema importância no desenvolvimento mundial”. Segundo ele, embora a China vá reduzir o ritmo de consumo, o país seguirá comprando. “Esperamos uma alta no setor. Não vamos atingir os patamares dos últimos dois anos, mas haverá elevação”, estima.
Atualmente, de acordo com ele, o custo de produção do projeto gira entre US$ 33 e US$ 35 por tonelada de minério seco. A companhia herdou dois grandes clientes ao comprar o Minas-Rio: China e Oriente Médio.
Licenças
Com relação às licenças necessárias para o funcionamento do projeto, o executivo afirma que possui todas as 460 autorizações necessárias.