
Quem ainda não ouviu, com certeza, vai ouvir essa pergunta: o que você quer ser quando crescer?”. Para refletir sobre uma questão tão importante para o futuro, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I do Colégio ICJ (Instituto Coração de Jesus) se envolveram com o concurso de desenho “Quando crescer quero ser...” promovido pela escola, revelando seus primeiros desejos para a vida adulta.
Na sala de aula, meninos e meninas conversaram sobre seus sonhos e as alternativas para torná-los realidade. Depois, cada um colocou no papel suas ideias, que se transformaram em um esboço do futuro. “Nossos desenhos foram postados no facebook do colégio e foram selecionados os cinco que mais foram curtidos”, explica Júlia Ferreira Lopes Cavalcanti, de 7 anos, que está decidida: “quero ser estilista”, afirma a menina.
O desenho de Júlia ficou entre os cinco mais votados, que foram enviados a uma banca julgadora, formada pelos artistas plástico Fernando Pacheco e Yara Tupinambá, a crítica de arte Guiomar Lobato, o fotógrafo Kleber Schimidt, a diretora de arte Sousa, a empresária Célia Souto Mayor e o advogado e colecionador de artes Segismundo Marques Gontijo.
O vencedor foi anunciado no facebook do colégio e ganhou um iPod. “Além disso, ele será o garoto-propaganda das campanhas da escola neste ano, que têm como mote o mesmo tema do concurso”, ressalta a diretora pedagógica do ICJ, Christina Fabel.
Sucesso
A criançada aprovou a ideia e todos os alunos do ensino fundamental revelaram no papel o que cada um pretende ser quando crescer. “Mas a gente pode mudar de ideia um dia”, avisa Bernardo Rodrigues Soares, de 6 anos, que quer ser desenhista. O concurso movimentou o facebook da escola entre os dias 2 e 12 de julho e foi um sucesso, segundo a diretora. “Nossa página ganhou 27 mil novos usuários”, afirma.
Leia mais na edição digital