o Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) acaba de divulgar o ranking de consumo dos automóveis vendidos no mercado brasileiro. A edição 2015 do Programa de Etiquetagem Veicular analisou 583 modelos de 36 marcas em 12 categorias. Seus critérios de medições diferem das categorias da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que se baseiam no tipo e tamanho de carroceria, e misturam na mesma categoria automóveis de segmentos diferentes, mas o que importa mesmo é consumo em sua etiqueta. Da edição passada para a atual, o cenário não mudou muito. E o campeão do programa de etiquetagem novamente é o Volkswagen up!, sendo seguido por Renault Clio. Já o carro mais beberrão do país é o Lamborghini Aventador, seguido da Ferrari F12 Berlinetta. Mas convenhamos, apesar de terem médias de 4,3 km/l e 5,4 km/l, na ordem, com uso de gasolina, consumirão em um ano bem menos que qualquer popular do mercado. Afinal, ninguém, em sã consciência, sairá para trabalhar todos os dias num Aventador! Vale lembrar que nenhum automóvel ou comercial leve da General Motors foi avaliado, uma vez que a marca se nega a participar do programa, por não concordar com a metodologia do teste. Os mais ecônomicos Sub-compactos Volkswagen up! 1.0 Equipado com motor três cilindros 1.0 12v de 82 cv, o up! conseguiu médias de 14,0 km/l, abastecido com gasolina, e 9,6 km/l, bebendo etanol. Já o Fiat 500 teve a pior média: 7,4 (G) e 10,8 (E) km/l. Compactos Volkswagen Fox Bluemotion 1.0 Assim como o up!, o Fox Bluemotion recorre ao tricilíndrico 1.0 12v. A média de consumo foi na ordem de 13,4 km/l (G) e 9,3 km/l (E). Na contramão, vem o Fiat Ideia 1.6 16v, com consumo de 10,6 <CF36>(G) e 7,2 km/l (E). Médios Toyota Prius 1.8 /Nissan Versa 1.0 Híbrido, o Prius registrou 15,0 km/l (G) e o Versa 1.0 12v teve a melhor média, 13,7 km/l (G) e 9,3 km/l (E). A pior média foi do Bravo 1.8 16v, na ordem de 9,7 km/l (G) e 6,8 km/l (E). Grandes Toyota Corolla 1.8 Apesar de ser médio, o Corolla, é grande para o Inmetro. Seu consumo foi 12,2 km/l (G) e 8,4 km/l (E). O beberrão da categoria foi o JAC J6 JetFlex: 7,8 km/l (G) e 6,8 km/l (E). Extra-grandes Ford Fusion Hybrid/Peugeot 408 2.0 O Fusion Hybrid, que combina motor a gasolina com elétrico, registrou 15,0 km/l (G). O Peugeot 408 anotou 9,9 km/l (G) e 6,8 km/l (E). E o pinguço foi o Rolls-Royce Ghost, com 5,6 km/l (G). Utilitário-esportivo compacto Peugeot 2008 1.6 O melhor consumo vai para o (nem lançado) Peugeot 2008. Suas médias foram de 12,4 km/l (G) e 7,6 km/l (E). Já o Hyundai Tucson ficou por último: 5,7 km/l (G) e 8.0 km/l (E). Utilitário-esportivo grande Hyundai ix35 2.0 Figurando entre os grandes, seu consumo foi de 12,0 km/l (G) e 8,1 km/l (E). Seu primo Kia Sportage teve o pior resultado, com 9,2 km/l (G) e 6,3 km/l (E), utilizando o mesmíssimo motor. Fora de estrada Renault Duster 2.0 4x4 O francês entrou na lista por ter tração nas quatro rodas. Suas médias foram de 9,4 km/l (G) e 6,6 km/1 (E). O beberrão foi o Range Rover Sport, com média de 5,8 km/l (G). Minivan Nissan Grand Livina 1.8 16v De acordo com o Inmetro, seu consumo foi de 9,8 km/l (G) e 6,8 km/l (E). O pior desempenho ficou para o Chrysler Town&Country, com média de 7,1 km/l (G). Comercial Doblò Cargo 1.4 O utilitário da Fiat teve o melhor consumo entre os comerciais anotando 10,0 km/l (G) e 6,9 km/l (E). Já o L200 Triton V6 ficou no pé da tabela, com 6,5 (G) e 4,4 (E). Carga derivado Doblò Cargo 1.4 O utilitário da Fiat teve o melhor consumo entre os comerciais anotando 10,0 km/l (G) e 6,9 km/l (E). Já o L200 Triton V6 ficou no pé da tabela, com 6,5 (G) e 4,4 (E). Esportivos Mercedes-Benz C 180 Apesar de estar longe de ser um esportivo, o C 180 acabou figurando na categoria e seu consumo foi de 10,3 km/l (G). O Lamborghini Aventador foi o cachaceiro da turma com 4,3 km/l