Conhecimento: o seu maior tesouro

27/04/2016 às 21:32.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:09

Olá amiga e amigo advogado, tudo bem?

Você sabia que uma das principais estratégias para advogados conquistarem clientes é a publicação de conteúdo informativo? Livros, artigos, vídeos, aulas, enfim, tudo que possa expor o advogado como um profissional qualificado e especializado será importante para o ganho de credibilidade e visibilidade. Vale ressaltar que o Código de Ética da OAB não veda essa prática.

Neste contexto, a Internet é o meio mais barato, prático, rápido e eficaz para a realização e promoção do conteúdo gerado. O advogado pode, por exemplo, criar um blog para, a partir dele, propagar seu conhecimento sobre os assuntos que domina, sobre as suas especialidades. Deixo uma dica: é importante que os destinatários das informações sejam pessoas comuns, e não apenas outros colegas do meio jurídico. Ali estão os seus clientes em potencial.

Aborde assuntos que fazem parte do cotidiano dos cidadãos, tais como divórcio, demissão, aposentadoria, acidentes de trânsito, atrasos e cancelamentos de voos, serviços de proteção ao crédito, juros, violência doméstica etc. Desta forma, quanto mais conteúdo você gerar, mais autoridade você terá na sua área de atuação. É fundamental alertar que para obter sucesso utilizando as estratégias em questão, você deve publicar apenas conteúdo original e interessante. O Google, por exemplo, utiliza esses critérios para determinar as posições dos links nos resultados de suas pesquisas.

“Ok, Tomaz, já entendi como fazer. E agora, como faço para conquistar leitores e obter minha própria audiência?”. Resposta: use e abuse das mídias sociais! Sugiro as redes LinkedIn, Facebook, Twitter e YouTube. Nelas, você poderá divulgar tudo o que produzir.

Para começar o trabalho, recomendo que você publique artigos. É mais simples e menos trabalhoso que gravar vídeos ou escrever livros. Destaco que, além das redes sociais e dos blogs, existem plataformas e sites especializados nesse formato de publicação. São eles o medium.com, e os especializados jusbrasil.com.br e, mais recente, o dubbio.com.br.

O Dubbio permite que o advogado publique artigos para os cidadãos visando identificar e captar eventuais clientes por meio de conteúdo informativo. Além disso, o advogado pode responder aos casos jurídicos enviados pelos leitores. E aí, gostou das dicas? Comece hoje mesmo a compartilhar o seu conhecimento e verá a sua carreira decolar!

Abraços e até a próxima quinta!

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