
Quarenta e duas das 110 pessoas que tiveram que sair de casa às pressas neste sábado (16), em Macacos, distrito de Nova Lima, foram levadas para hotéis na região Centro-Sul de Belo Horizonte, como Max Savassi e Ibis Afonso Pena. As demais foram para a casa de amigos ou parentes.
Elas ficaram desalojadas depois que sirenes foram acionadas, indicando aumento no risco de rompimento da barragem B3/B4, da Mina Céu Azul.
Para o Max Savassi foram encaminhados 12 desalojados. O número de hóspedes de Macacos no Ibis não foi informado. Não há estimativa de prazo para que as pessoas retornem às residências.
Em nota, a Vale disse que o acionamento do nível 2 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) para a barragem B3/B4 da mina Mar Azul “é uma medida preventiva e se dá após a revisão dos dados dos relatórios de análise de empresas especializadas contratadas para assessorar a Vale. Cabe ressaltar que a estrutura está inativa e essa iniciativa tem caráter preventivo” diz o texto.