
A eleição presidenciável deste domingo (7) não é motivo de atenção somente entre brasileiros. O mundo está de olho no processo de escolha do novo presidente da nona economia do mundo. Mais de 40 textos foram publicados sobre o assunto desde o ano passado em revistas e jornais destacados de países como Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Espanha. As publicações trazem artigos opinativos ou reportagens sobre a polarização entre esquerda e direita que tomou conta do debate político no país.
Uma das matérias mais recentes foi publicada na gigante de comunicação da Alemanha Deutsche Welle. O texto traz entrevistas com especialistas alemães sobre o cenário de incerteza no Brasil. O país europeu, por sinal, demonstrou ser um dos países mais preocupados com a política brasileira. No mês passado, a embaixada alemã em Brasília publicou um vídeo explicativo e didático sobre o nazismo – uma resposta a um grande número de postagens dizendo que o nazismo foi um movimento de esquerda e de outras que tentam associar ideias de Bolsonaro com do antigo regime alemão.
Até mesmo empresas de posicionamento mais conservador, como a americana Fox News e a inglesa The Economist, demonstraram preocupação com o futuro do Brasil. A revista britânica chegou a estampar a matéria sobre o assunto em sua capa, no mês passado.
Abaixo, segue uma lista com textos sobre o assunto de alguns dos principais veículos de comunicação do mundo. Para lê-los em português, basta abrir a página pelo Google Chrome e solicitar a tradução, feita automaticamente pelo Google:
Deutsche Welle (Alemanha): Analistas alemães veem democracia no Brasil em risco
The Economist (Reino Unido): A mais nova Ameaça na América Latina
Time (EUA): Jair Bolsonaro ama Trump, odeia pessoas gays e admira autocratas. Ele poderia ser o próximo presidente do Brasil
The New York Times (EUA): Brasil flerta com um retorno aos dias sombrios
Financial Times (EUA): O "trágico destino" brasileiro de uma rebelião antidemocrática surge novamente
Zeite (Alemanha): O grande show de corrupção
Der Spiegel (Alemanha): Ataque do lado de fora
Frankfurter Allgemeine (Alemanha): Alerta vermelho para democracia
Sueddeutsche (Alemanha): O demagogo do deserto é de repente uma nova estrela política no Brasil
La Vanguardia (Espanha): Bolsonaro: o Candidato ultradireitista que canalizou a insatisfação no Brasil
Le Figaro (França): Brasil nas garras da tentação autoritária
The Times (Reino Unido): Jair Bolsonaro, populista "perigoso" promete tornar o Brasil seguro
Jair Bolsonaro
O candidato à presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, não comenta a repercussão internacional em torno de seu nome nas redes sociais. Mas falou nesta sexta-feira (5) que irá "se espelhar nas grandes nações". Ele não afirma quais países seriam esses, mas já demonstrou em outros momentos uma admiração pelos Estados Unidos.
Confira a postagem feita pelo candidato:
— Jair Bolsonaro 1️⃣7️⃣ (@jairbolsonaro) October 5, 2018Está chegando o momento da mudança; de nosso valor ser medido pelo nosso caráter, não pela nossa cor, sexo ou crença; de governar pelo exemplo; de se espelhar em grandes nações; de se livrar das amarras ideológicas; de por fim ao sistema falido que impera há décadas no Brasil! pic.twitter.com/GMHClgY7B5