Segundo Relatório

Álbum da Copa do Mundo pode ter ajudado a impulsionar vendas nas bancas de todo o Brasil

Jader Xavier
@ojaderxavierjsbarbosa@hojeemdia.com.br
16/11/2022 às 17:12.
Atualizado em 16/11/2022 às 17:20

A corrida pelo álbum de figurinhas da Copa do Mundo do Catar 2022 pode ter impulsionado as vendas das bancas de jornais do Brasil. É o que aponta o último relatório de Análise do Comportamento de Consumo, divulgado pelo Itaú Unibanco nesta quarta-feira (16).

Dados do terceiro trimestre de 2022 (julho a setembro) mostram que a quantidade de transações nas bancas cresceu 73% em comparação com o mesmo período de 2021. Quanto ao valor total transacionado, o aumento chegou a 99%.

Quando observado o comportamento de consumo da geração Z (12 a 22 anos), as compras nas bancas de jornais realizadas por essa faixa etária avançou 151%.

"Olhando esse destaque para a idade, de 12 a 22 anos, nós acreditamos que a explicação mais simples é a venda do álbum de figurinhas da Copa do Mundo", disse o diretor de dados do Itaú Unibanco, Moisés Nascimento.

O levantamento, que se baseia nas transações de débito e crédito realizadas com cartões dessa instituição financeira, mostra ainda que a compra de artigos esportivos avançou no país no trimestre encerrado em setembro.

Houve um aumento de 24% na quantidade de transações. Esse acréscimo é liderado pelas lojas que vendem camisa oficial da Seleção Brasileira.

Minas na Copa
Minas Gerais é o quarto estado que mais comprou ingressos para jogos da Copa do Mundo do Catar.

Nos dados divulgados pelo Itaú Unibanco, Minas está em quarto lugar com 5% do total de compras, atrás de Paraná (5%), Rio de Janeiro (14%) e São Paulo (52%). Distrito Federal (4%) completa o top 5.

O valor médio pago no ingresso é de R$ 4.766. Os maiores gastos com atrações turísticas foram com visitas a museus (75%) e passeios em dunas ou tours comerciais (25%).

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