Belo Horizonte registrou em julho alta acumulada de 12,56% no preço do aluguel dos imóveis em 12 meses. É o menor patamar desde maio de 2024. No entanto, mesmo com a desaceleração, ainda representa mais que o dobro da inflação no período, que ficou em 5,3% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15).
Os dados estão no Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb, divulgado nesta segunda-feira (11). A desaceleração é reflexo de junho, quando a capital mineira teve a primeira queda mensal no preço do aluguel em 30 meses. O levantamento aponta que o preço médio do metro quadrado na capital atingiu R$ 41,49 em julho, 0,49% acima do registrado no mês anterior.
“É um bom sinal para inquilinos que buscam novas opções de moradia, já que a redução do ritmo de crescimento tende a tornar o mercado de aluguel menos volátil. Para os proprietários, é importante ressaltar que, mesmo com a desaceleração, a valorização acumulada ainda se mantém acima da inflação, protegendo o valor do patrimônio”, afirmou o gerente de Dados do Grupo QuintoAndar, Thiago Reis.
Descontos e mercado aquecido
O estudo também revelou que a taxa média de desconto nos contratos fechados em julho foi de 2,4%, 0,4 ponto percentual acima do mês anterior. O índice considera a diferença entre o preço anunciado e o valor efetivamente pago pelos inquilinos, refletindo o grau de negociação no mercado.
O Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb considera variáveis como tamanho do imóvel, número de vagas de garagem e acessibilidade a escolas, entre outros, para calcular os preços. A pesquisa é feita mensalmente em seis capitais brasileiras, incluindo Belo Horizonte.
*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais: