Dívida com a União

Ao lado de Zema, Pacheco afirma que regime de recuperação fiscal 'não é solução' para Minas

Senador afirma que quer resolver impasse logo após o Carnaval

Raquel Gontijo e Pedro Santos
portal@hojeemdia.com.br
08/02/2024 às 11:38.
Atualizado em 08/02/2024 às 14:57
Pacheco afirma que quer resolver o problema de forma 'madura' (Fernando Michel/Hoje em Dia)

Pacheco afirma que quer resolver o problema de forma 'madura' (Fernando Michel/Hoje em Dia)

O presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD), disse que o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), proposto pelo governador Romeu Zema (Novo), não é solução para a dívida de R$ 160 bilhões do Estado com a União. O senador mineiro participa da cerimônia no Minascentro, no Centro de BH, nesta quinta-feira (8), onde o presidente Lula faz anúncios de investimentos para Minas.

“O que se apresenta é uma solução que não é solução. Ou seja, uma adesão a um regime que vai sacrificar servidores, vender ativos e, ao invés de pagar a dívida, vai aumentá-la ao longo do tempo”, afirmou Pacheco.

Pacheco afirmou ainda que o pacote de soluções apresentado ao governo federal foi idealizado em conjunto com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG), deputado Tadeu Leite (MDB) e com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD). Atualmente, as propostas são analisadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). O parlamentar espera resolver a situação logo após o Carnaval.

“Com base científica, matemática, com respeito aos números e aos próprios servidores, apresentamos um modelo alternativo, que foi bem recebido pelo governador Zema. Entregamos ao ministro Haddad e ao presidente Lula, e já agora conversávamos sobre a necessidade, porque o prazo do STF chega. Vamos sentar depois do Carnaval num diálogo maduro para resolvermos definitivamente este problema”.

Leia mais:
Em evento com Lula, Zema cobra ajuda do governo federal para impasse sobre acordo de Mariana

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por