Custo de vida

Após dois anos de altas seguidas, inflação recua em BH no mês de julho

Da Redação
05/08/2022 às 19:00.
Atualizado em 05/08/2022 às 19:49
 (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

(Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Os belo-horizontinos tiveram um refresco no custo de vida em julho. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) recuou 0,27%, puxado pela queda no preço da gasolina comum. É a primeira vez em dois anos que a inflação volta a ter variação negativa.

Há meses convivendo com constantes reajustes do combustível, quem mora na capital mineira viu o valor do litro cair 18,12% no mês passado. Em junho, o litro da gasolina podia ser encontrada por valores acima de R$ 7. No final de julho já era possível encontrar o litro do combustível na casa dos R$ 5.

Apesar do recuo em julho, o IPCA ainda se mantém alto nos últimos 12 meses, com alta de 10,74%. No ano - janeiro a julho - a inflação marca 5,83%. O levantamento foi realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), vinculada à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“Estávamos há mais de dois anos sem deflação. A última registrada de 0,39% foi em maio de 2020”, diz o  gerente de Pesquisa do Ipead, Eduardo Antunes.

Resultado

Também contribuíram para a queda do custo de vida os preços das passagens aéreas (-24,43%), mão de obra (-2,72%), etanol (-9,61%) e batata inglesa, com redução de 18,14% nos preços. 

Não deixaram o índice cair mais as altas para as excursões, que ficaram 7,85% mais caras, pela alta demanda do período de férias, e o preço nas alturas do leite (21,%), puxado pela  entressafra.

Mais redução

A tendência para agosto, segundo o Ipead, é de nova redução da inflação, o que poderá vir, principalmente, da queda da alíquota de ICMS sobre a energia elétrica.

Há também a redução na base de cálculo usada para a cobrança do ICMS sobre o etanol, anunciada pelo governo do Estado.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no