
A partir de agosto, 6.767 taxistas que atuam em Belo Horizonte poderão receber o auxílio social criado pelo governo federal. Serão pagos R$ 1 mil por mês, de agosto a dezembro, para todos os profissionais com cadastro no município.
A ajuda foi criada para socorrer esses motoristas, assim como caminhoneiros, em função da alta do preço dos combustíveis. O cronograma de pagamento foi divulgado nesta semana, dez dias após a promulgação da emenda constitucional que ampliou os benefícios sociais no país.
A parcela de agosto será paga em dobro em relação às demais, pois vai englobar o retroativo referente a julho. No entanto, os valores efetivos dependerão do número de taxistas cadastrados pelas prefeituras. Caso haja mais taxistas cadastrados que o previsto - volume que não foi informado pelo governo -, o valor para cada um ficará menor.
O Auxílio Taxista começará a ser pago em 16 de agosto. As prefeituras terão até o próximo domingo (31) para informar a lista e o número de beneficiários ao governo federal.
Aos 55 anos, o taxista Edson Parreiras vê com bons olhos o pagamento do auxílio. "Diante dessa recessão que estamos vivendo, qualquer ajuda é bem-vinda para a nossa categoria", afirma.
Ele destaca como peso, além do aumento dos combustíveis, todos os outros reajustes que vêm a reboque, como peças e manutenção do veículo.
Direito
De acordo com a BHTrans, a capital mineira tem um cadastro com 6.767 permissionários - que inclui donos de placas e motoristas auxiliares. Terão direito à ajuda titulares de concessões ou alvarás expedidos até 31 de maio.
Não será necessária qualquer ação por parte dos taxistas. Em caso de dúvidas, o motorista deve entrar em contato com a prefeitura para verificar o cadastro municipal. A prestação das informações caberá inteiramente às prefeituras.
Confira o calendário para o Auxílio Taxista:
Julho - Pagamento até 16/8 - dados enviados até 31/7
Agosto - Pagamento até 30/8 - dados enviados até 15/8
Setembro a dezembro - Pagamento sem data definida - dados enviados até 11/9
*Com Agência Brasil e Jáder Xavier
Leia mais: