Novo site

Banco Central alerta sobre golpes envlvendo valores esquecidos nos bancos

Da Redação
primeiroplano@hojeemdia.com.br
Publicado em 15/02/2022 às 06:30.

Ao relançar o site do Sistema de Valores a Receber, nesta segunda-feira (14), o Banco Central alertou os usuários quanto a golpes e fraudes envolvendo a plataforma.

O BC alerta que o único site para consulta e solicitação desses valores é o valoresareceber.bcb.gov.br. Além disso, a instituição esclareceu que não envia links nem entra em contato com ninguém para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais. Assim como ninguém está autorizado a entrar em contato em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.

O BC alerta também para que ninguém clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.

A esse respeito, conforme publicado pelo Hoje em Dia em 11 de fevereiro, pelo menos um esquema de golpe envolvendo o SVR já foi identificado. Especialistas da empresa de segurança digital Kaspersky identificaram diversos sites falsos direcionando interessados no SVR para sites falsos onde os criminosos roubam dados como o nome completo e o CPF das vítimas.

Conforme a Kaspersky, a dinâmica do golpe é semelhante a diversos outros golpes disseminados via WhatsApp já detectados pela empresa: uma mensagem chamativa enviada pelo aplicativo de mensagem que precisa ser compartilhada com 10 contatos para que a vítima tenha o benefício liberado. No caso do novo golpe, a “isca” é que a consulta verifica se há valores a receber e a promessa de saque instantâneo via Pix do montante devido pelo banco.

Ao clicar no link da mensagem fraudulenta, entretanto, a vítima é enviada para sites falsos que tentam se passar pelo sistema Registrato - um deles ainda traz o logo do Banco Central para tentar transmitir mais credibilidade. Para “realizar o saque”, a vítima precisa informar a chave Pix e compartilhar o golpe com amigos via WhatsApp.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por