Economia

Chocolate, panetone e itens de higiene e beleza são 'queridinhos' do Natal

Consultoria aponta que essas três categorias somaram R$ 1,7 bilhão em presentes em 2022 e devem repetir sucesso neste ano

Iracema Barreto
@iracema.barreto
Publicado em 06/12/2023 às 18:07.
 (Freepik)

(Freepik)

Chocolate é bom o ano todo. No Natal, já virou um dos principais itens da lista de presentes e deve bater recorde de vendas neste ano. Levantamento feito pela Kantar, empresa de dados, insights e consultoria, coloca a guloseima - ao lado de panetones e dos itens de higiene e beleza - no rol dos produtos mais procurados pelos consumidores. Na celebração passada, essas três categorias somaram R$ 1,7 bilhão em mimos. Outra consultoria, a Nielsen, confirma o sucesso ao apontar que 11% do volume de chocolates comercializado no mercado em 2022 veio no rastro das compras no período natalino. 

A pesquisa da Kantar foi realizada a pedido da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi). Contou com a participação de mais de 10 mil lares de oito regiões do país e mostrou que 24,6 milhões de pessoas ganharam chocolate, sobretudo bombons, como presente de Papai Noel.

Gigante do setor, a Ferrero Rocher, com fábrica em Poços de Caldas, no Sul de Minas, celebra a opção de presente dos brasileiros. No último ano, somente a linha Pralinas registrou crescimento de 7% nas vendas. Para impulsionar ainda mais os números, a empresa lançou a promoção Natal Dourado, em que o consumidor pode concorrer a árvores de bombons e a um prêmio de R$ 100 mil.

“Estamos confiantes de que essa iniciativa impulsionará as vendas no varejo e proporcionará aos nossos clientes uma experiência memorável durante este Natal", destaca Renato Zanoni, responsável pelas operações comerciais da Ferrero do Brasil.

A pesquisa da Kantar mostra também que, a cada ano, cresce o volume de vendas dos panetones no Brasil. De 2020 para 2021, o consumo foi 76% maior em relação ao período anterior. No ano passado, novo crescimento, de 3%. O sabor tradicional - de frutas - é o preferido do consumidor e detém quase 45% do total comercializado. 

No segmento Higiene & Beleza os números também são chamativos. A Kantar apontou que  que 18% do faturamento em dezembro de 2022 veio da decisão dos compradores de presentear alguém com itens de perfumaria e cosméticos. Foram 9,7 milhões de lembrancinhas da categoria - maioria com preço até R$ 29. Resultado só é menor do que o registrado no Dia das Mães.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por