Volta às Aulas

Comércio comemora vendas de material escolar e espera 'corrida' às lojas no pós-Carnaval

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
27/02/2023 às 17:55.
Atualizado em 27/02/2023 às 18:08

As vendas de material escolar na volta às aulas de 2023 foi comemorada pelos comerciantes de Minas. Este ano, 28,2% das empresas tiveram resultados melhores que no ano passado, segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

O levantamento mostra que para 8,2% dos comerciantes o movimento ainda não acabou e está prevista uma "correria" às lojas neste período pós-Carnaval.

De acordo com o economista Stefan Wilson D’Amato, da Fecomércio MG, o bom resultado das vendas se deve ao controle da pandemia de Covid-19 e ao retorno do comércio presencial, que, no início de 2022, ainda enfrentava limitações. O resultado poderia ser ainda melhor se o contexto econômico fosse mais favorável.

“Os consumidores já estão sentindo os efeitos da inflação sobre a sua cesta de consumo escolar, assim como estão mais cautelosos devido ao alto nível de endividamento das famílias”, afirmou o especialista.

Segundo a Fecomércio, o ticket médio das compras de material escolar ficou em R$ 200 e a principal forma de pagamento foi o cartão de crédito.

Apenas 7,5% dos comerciantes acharam que as vendas deste ano foram piores que as do ano passado. Em 2022, esse nível de insatisfação chegou a 44,3% no comércio.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por