Banco Central

Copom eleva a taxa Selic para 11,75% ao ano; próximo aumento também será de 1 ponto percentual

Clara Mariz*
@clara_mariz
16/03/2022 às 20:22.
Atualizado em 16/03/2022 às 20:23

O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou nesta quarta-feira (16) o aumento da taxa Selic de juros básicos da economia, que passou de 10,75% para 11,75% ao ano. A decisão foi tomada em meio aos impactos da guerra na Ucrânia sobre a economia global.

Apesar da taxa ter sido decidida por unanimidade, o resultado foi publicado com atraso, já que a reunião do comitê terminou após às 19h. Além disso, o Copom indicou que a próxima elevação também será de 1 ponto percentual, mas que pode rever o ritmo caso necessário.

“Para a próxima reunião, o comitê antevê outro ajuste da mesma magnitude. O Copom enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar a convergência da inflação para suas metas”, destacou o texto.

Diante ao aumento, a Câmara de Dirigentes e Lojistas de Belo Horizonte divulgou uma nota de repúdio à medida. Conforme o texto, além de impactar no bolso dos consumidores, a decisão pode causar diversos problemas ao comércio, como o aumento do custo do crédito, cheque especial mais caro, elevação do custo do cartão de crédito e diminuição dos prazos de pagamento.

“Todos esses cenários foram vividos pelos comerciantes ao longo dos dois últimos anos. E vivê-los por um período maior pode gerar consequências graves como fechamento de empresas, extinção de postos de trabalho e queda da circulação de renda”, afirmou o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. 

(*) Com Agência Brasil



 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por