Pesquisa da Serasa divulgada nesta quinta-feira (17) mostra que o desemprego continua sendo a principal causa do endividamento no Brasil. Ao todo, 29% dos endividados alegam que a desocupação é a principal causa das dívidas, que enolvem também a diminuição na renda (12%) e o nome emprestado a terceiros para realização de compras (19%).
Segundo o levantamento "Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro", o cartão de crédito seria o grande causador de endividamento entre os brasileiros. Chama a atenção o uso do cartão para compras recorrentes, como supermercados (65%) e combustíveis (22%); mas também as dívidas geradas pelo uso de aplicativos de entrega de refeições, que já alcança 22% dos pesquisados pela Serasa.
A grande maioria, 88% dos endividados, até se esforça e tenta fazer um controle dos gastos para controlar as despesas. Mas 71% ainda têm, pelo menos, uma dívida atrasada há mais de um ano.
Ainda segundo a pesquisa, a maioria (59%) dos endividados não tem conhecimento adequado sobre taxas de juros e multas por atraso de pagamento. Já 60% não acompanham o detalhamento da fatura do cartão de crédito.
Leia Mais: