
A semana do Dia das Crianças deve turbinar o comércio em Belo Horizonte. Mais de 70% dos consumidores que vão presentear os filhos, sobrinhos, netos e conhecidos farão compras na última hora, aponta levantamento da Câmara de Dirigente Lojistas (CDL/BH).
A pesquisa afirma que as pessoas também devem aproveitar o feriado do dia 12, já que as lojas poderão funcionar. O levatamento indica que 92,5% dos que têm filhos, ou possuem convívio direto com crianças, irão presentear.
De acordo com a entidade, a tendência é que as lojas de rua fiquem cheias, já que serão a escolha da maioria dos compradores (50,3%). As compras por internet (30,3%) e os shoppins (14,6%) também estão na lista de opções, segundo a CDL.
A expectativa é que em outubro o comércio de BH - impulsionado pelas vendas do Dia das Crianças - movimente R$ 2,37 bilhões. O montante equivale a crescimento de 2,28% na comparação com o mesmo período de 2022.
“As datas comemorativas deste ano tiveram bons resultados. E para o Dia das Crianças a expectativa também é positiva. Fatores como queda do desemprego e elevação da renda no segundo semestre justificam o crescimento de intenção de compras”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Presentes
Como é tradição em todos os anos, os brinquedos serão os principais produtos, escolhidos por 74,3% dos consumidores entrevistados. Roupas (40%), calçados (12,4%) e mochilas (3,8%) completam a lista. O ticket médio deve passar dos R$ 100, diz a CDL.
Veja o valor médio:
- Brinquedos: R$ 110
- Roupas: R$ 102
- Calçados: R$ 103
Nada de dívidas
Para fugir do risco de endividamento, 75% dos consumidores irão pagar os presentes à vista. Já o parcelamento em cartão de crédito representa 24,9%, com uma média de quatro parcelas. Os entrevistados indicaram que pretendem utilizar as seguintes formas de pagamento:
- Dinheiro: 25,4%
- À vista no cartão de crédito: 23,8%
- Parcelado no cartão de crédito: 22,2%
- Cartão de débito: 17,3%
- PIX: 7,6%
- Parcelado no carnê/crediário: 2,2%
- À vista no cheque: 1,1%
- Parcelado no cartão da própria loja: 0,5%
A pesquisa da CDL/BH ouviu 200 consumidores da capital mineira entre 26 de agosto e 3 de setembro.