Economia

Em BH, representantes das maiores economias mundiais debatem transição energética

Foco do fórum internacional é debater formas mais sustentáveis de energia, capazes de reduzir as emissões de gases de efeito estufa

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
27/05/2024 às 09:17.
Atualizado em 27/05/2024 às 14:09

Representantes das maiores economias mundiais, além de países convidados, estão nesta segunda-feira (27) em Belo Horizonte para a 3ª reunião do “Grupo de Trabalho (GT) de Transições Energéticas” do G20. Serão três dias de encontros, no Minascentro, no Centro da capital. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, preside a abertura.

O foco do fórum internacional é debater formas mais sustentáveis de energia, capazes de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Transição energética justa e inclusiva, formas de como acelerar o financiamento das transições energéticas e as perspectivas de inovação de combustível sustentável também serão abordadas. 

Nesse domingo (26), representantes da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) receberam, no Museu de Minas e do Metal, na Praça da Liberdade, representantes de 52 países que vieram a BH participar das reuniões.

“Se o Brasil é o país da sustentabilidade, e a gente tem convicção de que é, Minas Gerais está no centro dessa sustentabilidade. Isso porque aqui, além de se preservar 35% do território - Minas é o Estado com maior índice de preservação depois dos estados da Amazônia - nós também temos uma atividade industrial intensa e toda ela com uma pegada de sustentabilidade", afirmou o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe.  

G20 no Brasil

O G20 é o principal fórum de cooperação econômica internacional e reúne 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia.

O fórum internacional conta com presidências rotativas anuais e o Brasil assumiu a presidência do G20 até novembro de 2024. Ao longo do ano, estão sendo realizadas mais de 100 reuniões de grupos de trabalho e forças-tarefas que compõem o G20 nas cidades-sede das cinco regiões do Brasil, como é o caso das reuniões do GT de Transições Energéticas, que ocorre ao longo dos próximos dias em Belo Horizonte.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por