Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Mercado

Empresa carioca registra boom após case de sucesso para shopping mineiro

Da Redação
Publicado em 09/02/2023 às 21:22.Atualizado em 09/02/2023 às 21:23.

Quem passeia pelos corredores dos shopping centers geralmente nem percebe, mas tudo ali foi cuidadosamente pensado para gerar conforto, aumentar o tempo de permanência e, de preferência, fazer os usuários gastarem. E é aí que entra o trabalho dos profissionais da área de design, sobretudo os craques em sinalização ambiental. Para otimizar a percepção visual, eles se valem de elementos como placas, pictogramas, totens, letreiros, materiais e sistemas de cores para garantir interconexão entre diversidade, acessibilidade, inclusão e sustentabilidade, consideradas prioridades estratégicas nesse segmento comercial. 

Esse recurso ganha cada vez mais espaço no meio corporativo por ser considerado uma ferramenta capaz de otimizar as campanhas de marketing. Premiado internacionalmente e com trabalhos executados em quase todo o Brasil, a CLA Programação Visual  -  escritório carioca especializado em design de sinalização ambiental - registrou aumento de 20% na demanda em 2022,  o que abriu caminho para projetos em novos nichos (mercado pet; restaurantes e delivery e parques temáticos), contratação de mais dois designers e aumento do portfólio de serviços complementares.   

À frente da empresa, a designer Cynthia Araújo revela que a expansão veio a partir de um projeto elaborado para o Shopping Estação BH, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte. “Hoje, do Oiapoque ao Chuí, a CLA está presente em 23 dos 27 estados brasileiros. Essa foi uma conquista do design brasileiro e um reconhecimento de que estamos no caminho certo, por meio de projetos que possibilitam o desenvolvimento desse segmento da comunicação visual", diz a gestora, acrescentando que “desenvolver um projeto de sinalização implica em deixá-lo atrativo, acolhedor e seguro”. 

A partir desta premissa os designers da CLA desenvolveram desde os primeiros traços um conceito visual para o Estação BH mesclando a tradição mineira com a modernidade.  Uso do vidro, um material 100% reciclável, e do aço corten - metal resistente a intempéries -  atendeu à ideia principal de sugerir uma impressão de movimento quando os usuários estivessem caminhando pelo mall. Deu muito certo! O resultado chamou a atenção dos editores da luxuosa série Way of the sign (Art Power), a “bíblia” dos profissionais da área de design e que consagrou o projeto como um dos melhores do mundo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por