Estratégia acertada

Empresários do setor da beleza inovam e usam a criatividade para manter a agenda cheia

Jader Xavier
@ojaderxavierjsbarbosa@hojeemdia.com.br
Publicado em 08/08/2022 às 07:00.
Tiel criou um serviço de assinatura: o cliente paga um valor mensal e pode cortar o cabelo ou fazer a barba quantas vezes quiser (Maurício Vieira)

Tiel criou um serviço de assinatura: o cliente paga um valor mensal e pode cortar o cabelo ou fazer a barba quantas vezes quiser (Maurício Vieira)

A máxima no setor é de que a crise não chega à área da beleza. Na contramão do cenário econômico, esse mercado cresceu 4,7% em 2020 e 4,6% em 2021. No entanto, não dá para cruzar os braços e apenas esperar os clientes chegarem. Empresários do setor, principalmente os de menor porte, têm apostado na criatividade para não perder o ritmo e manterem a agenda cheia.

Pesquisa da Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB), em parceria com o Sebrae, mostra que 29% dos empresários do setor registraram faturamento maior em junho deste ano em relação ao mesmo mês de 2019 – ou seja, o período pré-pandemia. Em maio, o percentual era de 27%.

“Os salões de beleza, principalmente os masculinos, como as barbearias, vêm se mostrando bastante promissores. Muitos empreendedores estão inovando no setor, oferecendo ambientes agradáveis e diferentes, diversos meios de pagamento e serviços múltiplos”, afirma a analista técnica do Sebrae Minas no setor de Beleza, Patrícia Delgado.

Um dos que inovaram no empreendimento foi o barbeiro Tiel Santos. Ele é um dos proprietários da Barbearia Nordus, no bairro Fernão Dias, região Nordeste de Belo Horizonte. Inspirado nos serviços de streaming, onde a pessoa paga e assiste aos programas que quiser, quantas vezes quiser, ele implementou o serviço de assinatura.

Por um valor mensal, pago antecipadamente, o cliente pode ir até a barbearia quantas vezes precisar durante o mês. “A gente não queria depender dos atendimentos diários. Além disso, é comum ouvir o cliente dizer que gostaria de cortar o cabelo e fazer a barba mais vezes, se não ficasse tão caro. Então, a assinatura atendeu a nós e aos clientes”, afirma o barbeiro.

Segundo Tiel, a estratégia já aumentou o faturamento em 30% em apenas dois meses. Ele garante o valor do mês e fideliza o cliente, que pode aparar as madeixas e a barba quantas vezes quiser no período de 30 dias.

Na beira da piscina

O jeitinho também foi o que possibilitou que a dona de um espaço de estética, em Contagem, na Grande BH, recuperasse rapidamente a clientela que havia ficado impedida de frequentar o local durante o isolamento social.

Quando a abertura voltou, Sandra Brasil viu que as clientes estavam com receio de permanecer no ambiente fechado. A proprietária da Emergir Estética, no bairro Cabral, não pensou duas vezes: transferiu o espaço de atendimento para a área de lazer que tem no fundo do imóvel. “Levei as clientes para a beira da piscina. Tudo eu fazia lá: cabelo, mão, pé, tudo. Foi um sucesso”, comemora.

A analista do Sebrae afirma que, dentro do setor de beleza, a percepção na mudança de característica da clientela é geral. Entretanto, segundo ela, isso beneficia a categoria. “Durante a pandemia, o cliente passou a ter mais cuidado com a saúde. Mas isso acaba envolvendo, também, o cuidado com a aparência e com o bem-estar. Isso foi positivo para o setor”, avalia Patrícia.

Mas ela ressalta que diversificar, investir no atendimento e no espaço é fundamental para o setor driblar a crise no país.

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