
A nova sede da cervejaria Heineken, em Passos, no Sul de Minas, vai empregar 350 pessoas, mas tem potencial para gerar até 11 mil postos de trabalho, indiretamente, a longo prazo na região. A previsão é que a fábrica seja inaugurada em 2025, com investimento de R$ 1,8 milhão.
Essa será a 15ª fábrica da empresa no Brasil. Passos concorreu com mais de 200 cidades mineiras para receber o empreendimento. O prefeito Diego Oliveira disse que esse é o "maior investimento da história do município".
De acordo com executivos da cervejaria, a escolha da cidade foi determinada por critérios técnicos, como distância entre BH e SP e a boa capacidade hídrica da região.
Em evento para oficializar a instalação, nesta quarta-feira (27), o governador Romeu Zema (Novo) também destacou a importância da fábrica para o Estado.
"O principal benefício direto é a geração de empregos. A prefeitura passará a ter uma fonte adicional de arrecadação e aumenta a atração de outras empresas", disse.
Conforme o Grupo Heineken, 760 milhões de litros de cerveja devem ser produzidos por ano. A fábrica poderá abastecer toda a região Sudeste.
Cervejaria sustentável
Segundo o vice presidente de sustentabilidade e assuntos corporativos da Heineken, Mauro Homem, a empresa trabalha para melhorar a condição social da cidade. A ideia é que a fábrica seja a "mais sustentável do Brasil", com uso de energia 100% renovável.