Maior rede de livrarias em unidades físicas no Brasil, a Leitura celebra neste mês um marco: 58 anos de promoção da cultura e do hábito da leitura. A rede que hoje é um império livreiro, com 123 lojas distribuídas em 24 estados, foi fundada em 1967 na Galeria do Ouvidor, em Belo Horizonte.
“Comemorar 58 anos é celebrar a paixão pela cultura e pela leitura", afirma Marcus Teles, presidente da Leitura. "Desde 1967 nosso objetivo tem sido transformar cada loja em um espaço de inspiração. Seguimos firmes no compromisso de incentivar a leitura e levar conhecimento a todos, sempre inovando com iniciativas como o portal 'Se Liga na Leitura' : seliganaleitura.com.br', reforça o executivo.
Com um portfólio que extrapola os livros e inclui revistas, produtos da área geek e materiais de papelaria, as lojas da Livraria Leitura transformaram-se em verdadeiros points culturais e sociais. “O segredo do sucesso é qualificar as lojas com layouts atrativos e confortáveis, grandes variedades de produtos, promoções atrativas e muitos eventos, transformando-se em um local de convivência social", afima Teles.
Estratégia de fidelização é ponto forte
Segundo o executivo, a experiência é dos pontos principais da estratégia da empresa. A ideia é oferecer uma "visão positiva" ao cliente quando ele vai até a loja. "É primordial, para que ele volte sempre e se torne um cliente de verdade da loja. E, em tempos de compras online, é primordial que as pessoas gostem de estar naquele espaço e tenham vontade de voltar”, pondera
Outro segredo para o sucesso é a responsabilidade, diz Teles: “Estamos crescendo do jeito certo, sem fazer loucuras, sempre com um capital de giro positivo. Ainda para este ano a meta é abrir pelo menos mais 7 lojas e vender 12 milhões de livros, 1 milhão a mais que no ano passado”, finaliza.
Leia também: