Parceria Latinoamericana

Haddad confirma crédito para gasoduto na Argentina, mas desconversa sobre investimentos no Brasil

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
23/01/2023 às 19:19.
Atualizado em 23/01/2023 às 19:49

O ministro da Fazenda Fernando Haddad deu entrevista nesta segunda-feira (23) e confirmou o interesse do governo brasileiro em investir em obras de infraestrutura na Argentina e em outros países latinoamericanos. Mas desconversou sobre possíveis obras no Brasil.

Um dos investimentos anunciados é a conclusão do "gasoduto de vaca muerta", que facilitará a aquisição de gás argentino por empresas brasileiras.

Segundo Haddad, é necessário garantir a posição de liderança do Brasil como fornecedor de produtos manufaturados para os países vizinhos. “De toda forma, o destino desse gás vai ser o Brasil. A chegada desse gás é a própria garantia do investimento. E nesse caso, pode ser de uma agência brasileira (BNDES) ou de uma agência internacional”, afirmou.

O ministro manifestou preocupação especial na recuperação do espaço no comércio latinoamericano que está sendo ocupado pela China. Segundo ele, o Brasil produz com melhor preço e qualidade que outros países, mas está perdendo terreno devido às parcerias internacionais estabelecidas por nossos vizinhos com os chineses, por exemplo.

O ministro da economia da Argentina, Sergio Massa, defendeu que o financiamento de obras nos países vizinhos é de interesse também do Brasil. “São financiamentos do Brasil para um gasoduto com peças produzidas no Brasil. Para cada peça não financiada pelo Brasil, aparecem outras financiados por outros países, peças da China, da Arábia. Isso em um gasoduto feito para levar gás da Argentina para o Brasil”, afirmou Massa.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por