O Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2023 deve ser corrigido de acordo com o índice de inflação oficial, informou nesta quarta-feira (14) a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). O IPCA nos últimos 12 meses está em 5,9%.
A administração municipal informou que vai anunciar o reajuste do no dia 23 de dezembro, véspera de Natal. A notícia não é um bom presente para o belo-horizontino, mas poderia ser pior. Se o índice da inflação permanecer no patamar de novembro, a correção será quase a metade da que foi aplicada para 2022. O tributo pago neste ano, anunciado em dezembro de 2021, ficou 10,42% mais caro, percentual também atrelado à inflação. No entanto, segundo a prefeitura, não houve um aumento real.
Mantendo o índice próximo de 5,9%, o morador da capital que pagou R$ 850 de IPTU em 2022, por exemplo, vai pagar R$ 900 no próximo ano. A prefeitura não informou quais os prazos e os descontos para pagamentos antecipados. Estas regras devem ser divulgadas na próxima semana, quando o índice final for estabelecido.
Leia Mais: