
Falta muito pouco para o prazo final da Declaração do Imposto de Renda - apenas mais três dias. Mas e quem já fez realizou a entrega do IR? Se você já enviou tudo direitinho e achou que tinha encerrado essa etapa... Calma! Ainda tem mais.
“Após a entrega da Declaração de Ajuste Anual, é recomendável que o contribuinte faça o acompanhamento do seu processamento na base de dados da Receita Federal do Brasil", aconselha o professor Deypson Carvalho, da UDF
Segundo ele, o monitoramento é realizado acessando o ‘portal e-CAC na página da Receita Federal’ com a conta gov.br nos níveis Ouro ou Prata Dentro do e-CAC. "Acesse a opção ‘Meu Imposto de Renda’ e escolha o exercício da Declaração pretendida. O acompanhamento se faz necessário porque permite a visualização do resultado de processamento da declaração e, em caso de malha fiscal, possibilita ao contribuinte fazer a autorregularização, isto é, identificar as inconsistências apontadas pela Receita Federal e adotar os procedimentos corretivos antes de qualquer procedimento de ofício por parte do fisco”.
A correção pode ser feita por meio de uma declaração retificadora do Imposto de Renda, enviada pelos mesmos meios utilizados para a declaração de ajuste anual. O professor David Daniel, da Faculdade Anhanguera, cita outras medidas que podem ser tomadas pelo contribuinte após a entrega:
“É essencial guardar todos os comprovantes e documentos utilizados na declaração por, no mínimo, 5 anos, já que a Receita pode solicitá-los nesse período para conferência. Se houver imposto a pagar, é preciso ficar atento aos prazos, para não incorrer em juros e multa. O pagamento pode ser feito à vista ou parcelado.
Já quem tem direito à restituição pode acompanhar o calendário de pagamentos pelo próprio portal e-CAC ou pelo aplicativo da Receita Federal. As restituições são pagas em lotes e corrigidas pela taxa Selic até a data do crédito. Portanto, mesmo após o envio da declaração, ainda há etapas importantes: acompanhar, corrigir, se necessário, manter os documentos organizados e controlar os pagamentos ou restituições”.
O prazo final para a declaração do Imposto de Renda é dia 30 de maio, na próxima sexta-feira.
* Com Agência Brasil
Leia mais