NOVOS RELÓGIOS

Mais de 500 mil clientes da Cemig terão medidores de energia ‘inteligentes’ em 2024 na Grande BH

Raquel Gontijo
rgontijo@hojeemdia.com.br
Publicado em 08/12/2023 às 13:30.
 (Cemig/Divulgação)

(Cemig/Divulgação)

Até o fim de 2024, mais de meio milhão de moradores da Grande BH irão contar com medidores de energia elétrica inteligentes. Os relógios antigos estão sendo trocados por aparelhos modernos, que prometem mais segurança na medição da conta e rapidez no religamento da luz em caso de pane. A mudança ocorre na capital e em outras seis cidades vizinhas, sem custos para os consumidores.

Até o momento, 305 mil dispositivos foram instalados desde 2021 - o que representa apenas 11% dos mais de 2,6 milhões de imóveis da região metropolitana. A previsão é que mais 5 mil sejam colocados em funcionamento até o fim deste ano. Os trabalhos foram ampliados em 2023, com investimento é de R$ 160 milhões. 

Além de Belo Horizonte, as instalações estão sendo feitas em Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano. O critério de troca considera locais com maior consumo de energia e pontos críticos. As substituições estão sendo feitas também de acordo com a viabilidade econômica e técnica da empresa. 

O objetivo é renovar o parque de medidores e reduzir custos. Segundo a companhia, os medidores permitem que leituras, cortes e religamentos de energia sejam feitos de forma remota, sem necessidade de esperas ou deslocamento de técnicos. “Problemas que antes poderiam durar horas para serem resolvidos, levarão apenas alguns minutos”, diz a estatal. 

Para o consumidor o benefício é acompanhar o perfil de consumo energético de forma mais detalhada, o que possibilitará um uso mais otimizado e econômico. “Está sendo desenvolvido também um aplicativo que vai acompanhar o perfil de consumo do cliente, que vai ser capaz de fazer a gestão do próprio consumo, mais eficiente e possivelmente reduzir o valor da conta”, afirma o engenheiro de medição e perdas da distribuição da Cemig, Saad do Carmo. A previsão é que este aplicativo esteja disponível no primeiro semestre de 2024.

Mesmo com com a nova tecnologia, as contas em papel seguem sendo entregues. “A Cemig tem incentivado o cadastro de fatura por e-mail para o consumidor deixar de receber a conta em papel. Este é o ideal para a companhia, já que reduz custos de emissão, oferece mais rapidez e otimiza a entrega e é melhor para o meio ambiente. Temos investido nessa proposta e o número de clientes que aderiram tem aumentado. Mas a decisão de receber ou não a conta por e-mail após a troca do medidor é do cliente”, explica o engenheiro.

Até 2027, a meta é instalar 250 mil novos medidores a cada ano. A Cemig espera que 1,3 milhão de equipamentos estejam instalados nas residências e comércios da Grande BH.

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