Moda

Mais enxuta e menos glamourosa, Minas Trend 2022 tem foco nos negócios

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
Publicado em 20/04/2022 às 06:30.
Estandes da Minas Trend 2022, no Expominas (Sebastião Jacinto Junior/Fiemg)

Estandes da Minas Trend 2022, no Expominas (Sebastião Jacinto Junior/Fiemg)

O Minas Trend, considerado o maior evento da indústria da moda de Minas Gerais, chega a sua 27ª edição sem esconder os abalos sofridos em função da pandemia de Covid-19. Com menos expositores que nas edições anteriores – este ano são 90 contra 187 em 2019 – e sem o mesmo luxo de antes, a palavra de ordem agora é fortalecer a cadeia de negócios do setor. “Menos glamour e mais negócios”, na definição de Flávio Roscoe, presidente da Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), a organizadora do Minas Trend.

O evento começou nesta terça-feira (19) e vai até a quinta-feira (21), no centro de convenções Expominas, em Belo Horizonte. A feira deste ano é a primeira presencial desde 2019, já que em 2020 ela não foi realizada e em 2021 aconteceu no formato híbrido.

Flávio Roscoe diz que o Minas Trend quer mostrar que a moda vai além de cultura: “É um negócio”. Dados da Fiemg mostram que as exportações brasileiras do segmento de moda somaram US$ 4,3 bilhões em 2021, dos quais US$ 214,5 milhões são de Minas Gerais, apontando um crescimento de 67,2% em relação a 2020 e ampliando a participação mineira em relação à brasileira de 4,2% apurados em 2012 para 5% em 2021.

Focando nesse mercado, o Minas Trend 2022 trouxe compradores estrangeiros, selecionados em parceria com a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que vêm em busca de novos negócios com os produtores de moda em Minas Gerais. A iniciativa beneficiou produtores como Marco Túlio, gestor da Moon Eyewear, marca de design de óculos, que agendou visita de cinco compradores estrangeiros. Segundo Túlio, “o Minas Trend traz muitas pessoas com potencial de compra, além de propiciar uma grande visibilidade da marca”.

Mesmo com uma edição mais enxuta, os compradores que vieram à mostra de moda para fazer negócios não se decepcionaram. Patrícia Vasconcelos, que representa uma marca de semijoias de Niterói (RJ), conta que encontrou o que procurava. “Já fizemos negócios, mesmo com o evento menor. Essas crises, quando acontecem, filtram um pouco e quem trabalha e tem talento sobrevive; o Minas Trend continua oferecendo boas oportunidades”, disse.

Opinião parecida com a de Flávia Macedo, que representa uma loja de calçados de Alfenas, no Sul de minas. “O evento continua com seu brilho e tudo o que a gente procurava, as novidades e tendências do setor, nós encontramos”, afirmou. O expositor André Assunção, diretor da Quinta Valentina, marca de calçados femininos, conta que é a primeira vez que participa da feira. “Vamos utilizar o evento para expandir nossa relação com franqueadas”, conta.

Economia

Dados da Fiemg e do Sebrae mostram que a cadeia produtiva da moda – que inclui os setores de vestuário, calçados, bolsas e acessórios – tem uma participação de 13,39% na economia mineira, com  o varejo de moda respondendo por 11,38% desse total. Minas Gerais apresenta um total de 194.687 negócios no segmento, que geram cerca de 150 mil empregos na cadeia produtiva. 

De acordo com Afonso Maria Rocha, superintendente do Sebrae Minas, no Estado são 27 polos mapeados e atendidos pelo órgão. Muitos deles com presença em pequenas cidades do interior do Estado.

Para Afonso, o setor de moda é muito importante para a economia mineira e o Minas Trend faz parte dessa cadeia. “Minas Gerais tem uma tradição de moda e o Minas Trend é um ótimo gatilho para reaquecer o setor, que sofreu durante a pandemia”, disse.
Atualmente, são 90 expositores representando diferentes setores da cadeia produtiva da moda, que envolvem produtos de vestuário, bolsas, sapatos e acessórios. O Minas Trend 2022 está sendo realizado no Expominas, em Belo Horizonte, até o dia 21 de abril, e apresenta as novidades e tendências mineiras para a moda primavera verão de 2023. 

Os organizadores dizem que não é possível prever números. Mas, segundo Flávio Roscoe, presidente da Fiemg, na edição de 2021, “todos os expositores venderam acima da expectativa e esse anos esperamos que não seja diferente.

De acordo com Mariângela Miranda Marcon, presidente da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da Fiemg, o formato do Minas Trend em 2022 está de acordo com a nova realidade do setor e deve ser seguido nos próximos anos. “A gente viu a necessidade de fazer o Minas Trend itinerante, em formato menor e que pode expandir para outras regiões do país, participar de outras mostras de moda, criando propostas para a moda kids. Contudo, apesar das necessidades de mudanças, dos 90 expositores, 28% são novos participantes e mostram um otimismo do setor para o reaquecimento da economia.

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