Mercado Novo 'cresce', se consolida como ponto turístico e mira 100% de ocupação das lojas em 2024
São 290 empresas, distribuídas em 650 das 1,2 mil lojas dos três andares; negócios cresceram mais de 60% em menos de um ano

Por décadas “apagado”, o Mercado Novo brilha cada vez mais imponente no Centrão de Belo Horizonte. Com variados bares, drinkerias, restaurantes, lanchonetes, empórios, artigos de modas e artesanato, o point de famílias, jovens e idosos cresceu neste ano e mira metas audaciosas em 2024, como a ocupação de 100% das lojas. O complexo emprega 3 mil trabalhadores e atrai 40 mil visitantes semanalmente.
Atualmente, são 290 empresas, distribuídas em 650 das 1,2 mil lojas dos três andares. Os negócios cresceram mais de 60% em menos de um ano – em 2022 eram 180 empreendimentos e 420 lojas. Dentre elas, a Distribuidora Goitacazes e a Cozinha Tupis, as primeiras a ocupar o espaço mais disputado do centro de compras, o segundo andar.
Superintendente do Mercado há 17 anos, Antônio Gabriel Castro Filho afirma que a busca por novas lojas é constante. “Queremos continuar trabalhando, principalmente, com empreendedores de Minas, alinhados aos nossos valores de economia criativa, colaborativa, comércio local e sustentabilidade”, diz ele, que faz mistério, mas promete novidades. “Temos diversos projetos para os próximos cinco anos, que serão implementados no momento certo”.
Grande parte da valorização se deve à ascensão como um ponto de inovação e cultura. Que o digam Suellen Alice e Rovena Moura, co-fundadoras da loja de moda sustentável BAEUAI, recém-inaugurada por lá. “Foi uma decisão estratégica e emocional. Observamos a ascensão do espaço como um centro turístico em Belo Horizonte, e queríamos fazer parte desse movimento”, diz Suellen.
A revitalização bem-sucedida também foi citada. “O Mercado Novo agora é um local vibrante. O foco na preservação do patrimônio histórico, aliado à inovação, cria uma sinergia única que promete continuar atraindo atenção e transformando a experiência urbana na cidade”, acrescenta Suellen Alice.
Segundo ela, a BAEUAI abriga marcas comprometidas com sustentabilidade e responsabilidade social, oferecendo, por exemplo, sapatos veganos.
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