BRASÍLIA - O Ministério de Minas e Energia confirmou há pouco a ocorrência de uma falha no sistema elétrico da região Sudeste. As dimensões do problema, área afetada e população atingida ainda não foram divulgados pelo governo.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também informaram que estão cientes da situação e tentando ainda levantar detalhes do problema.
Para explicar a situação, o Ministério de Minas e Energia convocou uma coletiva de imprensa para as 17 horas desta terça-feira (4).
Não está confirmada a presença do ministro Edison Lobão.
Na segunda-feira (3), em evento no Palácio do Planalto, o ministro chegou a afirmar que o baixo nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas no país não representava "nenhum risco de desabastecimento".
Estimativas da EPE indicam que os reservatórios no Sudeste enfrentam a pior situação desde 1953.
Por causa da necessidade de uso de termelétricas para atender a demanda (usinas que funcionam com a queima de carvão e óleo combustível, por exemplo) o governo já estuda fazer novos desembolsos do Tesouro, que a partir do ano que vem podem recair sobre a tarifa do consumidor.
A mesma fórmula foi usada ano passado para cobrir os gastos também com uso das usinas térmicas.