Mutirão em bancos abre canal para quitar dívidas com desconto a partir deste sábado (1°)
Ação reúne mais de 160 instituições financeiras e permite renegociação de débitos bancários por meio do portal Consumidor.gov.br

Consumidores inadimplentes têm novas chances para quitar débitos e limpar o nome antes do fim do ano. Começa neste sábado (1º) o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, que envolve mais de 160 instituições bancárias em todo o país.
O objetivo é ajudar o consumidor a repactuar dívidas bancárias e restabelecer o equilíbrio financeiro. Promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a ação segue até 30 de novembro e é realizada em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o país.
Na primeira edição do ano, em março, 1,4 milhão de contratos em atraso foram renegociados com bancos e financeiras, segundo a Febraban.
Como negociar
As negociações podem ser feitas diretamente com o banco ou financeira credora, pelos canais oficiais de cada instituição ou pelo portal consumidor.gov.br - serviço público e gratuito que conecta consumidores e empresas para resolução de conflitos. O acesso é feito com conta Gov.br nos níveis prata ou ouro.
Cada banco define suas condições, podendo oferecer descontos no valor total da dívida, parcelamentos mais longos ou juros reduzidos. Estão aptas a negociação as dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado, empréstimos pessoais e demais modalidades bancárias, desde que não tenham bens dados em garantia (como carros e imóveis) e não estejam prescritas.
Educação financeira e controle de dívidas
Durante o mutirão, também são oferecidos conteúdos e orientações financeiras para apoiar o consumidor na organização do orçamento e na prevenção do endividamento. A Febraban mantém o portal “Meu Bolso em Dia”, com ferramentas, trilhas de aprendizagem e simuladores gratuitos para auxiliar no planejamento financeiro.
As informações sobre as instituições participantes, condições de negociação e canais de atendimento estão disponíveis no site da Febraban e no portal do Banco Central. Já a consulta sobre os débitos pode ser feita no Registrato, sistema que permite ao consumidor verificar todas as suas dívidas registradas em instituições financeiras.
Feirão da Serasa
Paralelamente, a Serasa realiza o Feirão Limpa Nome, que também vai até 30 de novembro. A ação permite negociar dívidas não bancárias com empresas de varejo, telecomunicações, energia, saneamento e universidades, com possibilidade de descontos significativos. Os atendimentos são feitos pelo site da Serasa ou em agências dos Correios participantes.
Leia mais: