Oito em cada 10 lojistas devem passar o fim de ano sem reforço nas equipes em BH
Apesar do número baixo de contratações temporárias, CDL/BH avalia cenário com otimismo moderado e aposta na Black Friday e no Natal para dar "gás" ao comércio

Cerca de 80% dos comerciantes de Belo Horizonte não pretendem reforçar as equipes para o fim do ano, segundo pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH). O levantamento mostra que apenas 8,9% das empresas já decidiram contratar trabalhadores temporários e outros 10,2% ainda avaliam a possibilidade. Apesar disso, a entidade classifica o resultado como um sinal de “otimismo moderado” no comércio e serviços da capital.
De acordo com o vice-presidente de Regiões Comerciais e Shopping da CDL/BH, Fernando Luiz Cardoso, o percentual reflete as particularidades do setor e não indica retração. “Na verdade, não são todos os segmentos que são impactados principalmente pelo Natal. Pensando num percentual de 20% das empresas que vão contratar até dois funcionários, é um sentimento positivo”, afirmou.
A pesquisa aponta que Black Friday e Natal são as principais responsáveis pelo aumento nas contratações. Fernando explica que as duas datas têm impactos distintos sobre o consumo. “A Black Friday tem uma consolidação cada vez mais forte no Brasil. As pessoas compram coisas para elas, muitas vezes produtos eletrônicos. Já o Natal é uma data muito presente. As pessoas presenteiam a família, os amigos, e até dentro do trabalho têm aqueles famosos amigo-ocultos”, disse.
Desempenho ao longo do ano foi positivo
A CDL/BH ainda não divulgou projeções exatas de crescimento nas vendas, mas o vice-presidente lembra que todas as datas comemorativas de 2025 tiveram desempenho superior ao ano passado, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia das Crianças. “Isso é uma diretriz de que teremos uma Black Friday melhor e um Natal melhor”, avaliou.
O levantamento ouviu 304 micro e pequenos empresários entre 8 de setembro e 5 de outubro. Do total de entrevistados, 19,1% informaram que abrirão até duas vagas temporárias para atender o aumento de demanda no último trimestre.
Indicação de candidato pesa na decisão de contratar
A indicação de conhecidos segue como o principal canal de recrutamento, responsável por 53,3% das contratações, seguida pelas redes sociais (20%) e plataformas on-line de vagas (10%). A preferência, segundo Fernando, está ligada à confiança. “Quando há indicação, existe uma corresponsabilidade para aquela pessoa dar certo. Realmente você confia que ela vá conseguir gerar resultado e se desenvolver dentro da empresa”, disse.
As principais dificuldades citadas pelos empresários são falta de profissionalismo, responsabilidade e motivação dos candidatos. Para superar essas barreiras, o vice-presidente recomenda investir em capacitação acessível. Quanto ao perfil, o mais buscado é o de profissionais carismáticos e comprometidos, que possam oferecer boa experiência de atendimento.
“É muito mais fácil treinar habilidades do que comportamento”, afirmou Fernando. “A busca deve ser por pessoas que tenham cuidado e atenção, porque toda a parte técnica pode ser treinada.”
Efetivação pode ocorrer para 51,9% dos entrevistados pela CDL
Mais da metade dos empresários (51,9%) acredita na alta probabilidade de efetivação dos temporários após as festas. O vice-presidente reforça que o período é vantajoso para ambos os lados. “Para as empresas, é uma forma de avaliar os profissionais e até expandir a equipe. Para o trabalhador, é um ingresso prático no mercado”, disse.
Fernando acredita que, caso o desempenho da Black Friday e do Natal se confirme, o próximo ano deve começar em ritmo positivo. “Se consolidar uma Black Friday muito boa e um Natal muito bom, 2026 começa com presença forte de busca por mais profissionais. Acho que continua dentro de um ciclo virtuoso”, concluiu.
*Estagiária, sob supervisão de Ana Paula Lima
Leia mais: