PESQUISA CDL/BH

Oito em cada 10 lojistas devem passar o fim de ano sem reforço nas equipes em BH

Apesar do número baixo de contratações temporárias, CDL/BH avalia cenário com otimismo moderado e aposta na Black Friday e no Natal para dar "gás" ao comércio

Ana Luísa Ribeiro*
aribeiro@hojeemdia.com.br
Publicado em 30/10/2025 às 18:52.Atualizado em 30/10/2025 às 19:20.
Movimento no comércio de Belo Horizonte deve crescer com a chegada da Black Friday e do Natal. Segundo pesquisa da CDL/BH, apenas duas em cada dez empresas devem contratar funcionários temporários neste fim de ano (Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas)
Movimento no comércio de Belo Horizonte deve crescer com a chegada da Black Friday e do Natal. Segundo pesquisa da CDL/BH, apenas duas em cada dez empresas devem contratar funcionários temporários neste fim de ano (Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas)

Cerca de 80% dos comerciantes de Belo Horizonte não pretendem reforçar as equipes para o fim do ano, segundo pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH). O levantamento mostra que apenas 8,9% das empresas já decidiram contratar trabalhadores temporários e outros 10,2% ainda avaliam a possibilidade. Apesar disso, a entidade classifica o resultado como um sinal de “otimismo moderado” no comércio e serviços da capital.

De acordo com o vice-presidente de Regiões Comerciais e Shopping da CDL/BH, Fernando Luiz Cardoso, o percentual reflete as particularidades do setor e não indica retração. “Na verdade, não são todos os segmentos que são impactados principalmente pelo Natal. Pensando num percentual de 20% das empresas que vão contratar até dois funcionários, é um sentimento positivo”, afirmou.

A pesquisa aponta que Black Friday e Natal são as principais responsáveis pelo aumento nas contratações. Fernando explica que as duas datas têm impactos distintos sobre o consumo. “A Black Friday tem uma consolidação cada vez mais forte no Brasil. As pessoas compram coisas para elas, muitas vezes produtos eletrônicos. Já o Natal é uma data muito presente. As pessoas presenteiam a família, os amigos, e até dentro do trabalho têm aqueles famosos amigo-ocultos”, disse.

Desempenho ao longo do ano foi positivo

A CDL/BH ainda não divulgou projeções exatas de crescimento nas vendas, mas o vice-presidente lembra que todas as datas comemorativas de 2025 tiveram desempenho superior ao ano passado, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia das Crianças. “Isso é uma diretriz de que teremos uma Black Friday melhor e um Natal melhor”, avaliou.

O levantamento ouviu 304 micro e pequenos empresários entre 8 de setembro e 5 de outubro. Do total de entrevistados, 19,1% informaram que abrirão até duas vagas temporárias para atender o aumento de demanda no último trimestre.

Indicação de candidato pesa na decisão de contratar

A indicação de conhecidos segue como o principal canal de recrutamento, responsável por 53,3% das contratações, seguida pelas redes sociais (20%) e plataformas on-line de vagas (10%). A preferência, segundo Fernando, está ligada à confiança. “Quando há indicação, existe uma corresponsabilidade para aquela pessoa dar certo. Realmente você confia que ela vá conseguir gerar resultado e se desenvolver dentro da empresa”, disse.

As principais dificuldades citadas pelos empresários são falta de profissionalismo, responsabilidade e motivação dos candidatos. Para superar essas barreiras, o vice-presidente recomenda investir em capacitação acessível. Quanto ao perfil, o mais buscado é o de profissionais carismáticos e comprometidos, que possam oferecer boa experiência de atendimento.

“É muito mais fácil treinar habilidades do que comportamento”, afirmou Fernando. “A busca deve ser por pessoas que tenham cuidado e atenção, porque toda a parte técnica pode ser treinada.”

Efetivação pode ocorrer para 51,9% dos entrevistados pela CDL

Mais da metade dos empresários (51,9%) acredita na alta probabilidade de efetivação dos temporários após as festas. O vice-presidente reforça que o período é vantajoso para ambos os lados. “Para as empresas, é uma forma de avaliar os profissionais e até expandir a equipe. Para o trabalhador, é um ingresso prático no mercado”, disse.

Fernando acredita que, caso o desempenho da Black Friday e do Natal se confirme, o próximo ano deve começar em ritmo positivo. “Se consolidar uma Black Friday muito boa e um Natal muito bom, 2026 começa com presença forte de busca por mais profissionais. Acho que continua dentro de um ciclo virtuoso”, concluiu.

*Estagiária, sob supervisão de Ana Paula Lima

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