Pequenas empresas do setor de Turismo poderão contar com linha de crédito do BDMG
Voltada para bares, pousadas e outros micro empreendimentos do setor, linha de crédito Fungetur foi retomada nesta segunda-feira
Bares, pousadas, empresas de transporte e pequenos empreendimentos do setor de Turismo em Minas terão direito a uma nova linha de crédito por meio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Chamado de Fungetur, o fundo oferece taxa de 0,41% ao mês + INPC, com 48 meses para pagar.
A linha é voltado para micro ou pequenas empresas, com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões e no mínimo 12 meses de existência, anteriores à data de protocolo do pedido. A contratação é realizada de forma digital pelo site do BDMG. Para acessar o financiamento, é preciso ter o Cadastro de Prestadores de Serviços do Turismo (Cadastur).
Segundo o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, o financiamento está disponível para todos os 853 municípios do Estado. “O turismo é uma atividade essencial para a economia mineira. O crédito chega em uma época estratégica e vai contribuir para fortalecer os empreendedores que poderão atrair mais visitantes”, afirma.
Um levantamento do Observatório do Turismo, do Governo de Minas, mostra que 2025 é o melhor ano internacional para o setor desde o início da série histórica, em 2018. A pesquisa considera os dados da plataforma Amadeus-ForwardKeys, que aponta alta de 74% nas reservas de turistas estrangeiros entre outubro e dezembro deste ano.
*Com informações da Agência Minas
Leia mais